04 março 2008

Jornadas de Educação e Saúde

Alguém autoritário, sempre desconfia de que as pessoas farão merda se não tiverem uma mão forte por trás, pressionando-as na direção do "melhor caminho".  Esta desconfiança é fruto de uma falta de fé no ser humano que leva a este alguém concluir que há pessoas irreversivemente "ignorantes" ou naturalmente egoístas. Levando-a atitude policialesca.

Um humanista, pelo contrário, embora constate que nem sempre as pessoas tomam as melhores decisões possíveis, defende que elas decidirão melhor conforme aprendam a desenvolver seus conhecimentos e sensibilidades. Ou seja, ao invés da coerção do comportamento "errado" através de autoridades, os humanistas buscam meios por onde aqueles que cometem equívocos, possam se educar e livremente escolher os melhores caminhos.

Esta educação não se limita à instrução escolar, trata-se de algo mais profundo, uma sensibilização que ajuda a pessoa a identificar suas virtudes, suas potencialidades e principalmente qual a direção de sua vida. Resumindo, esta educação além de ser conduzida apenas pela instrução através de agentes externos, ela também se dá através do auto-conhecimento.

Na Jornada de Educação e Saúde, iremos intercambiar idéias e desenvolver experiências sobre este conceito de educação, aplicado ao desenvolvimento do bem estar físico e mental do ser humano.

As propostas ainda estão em elaboração e gostaríamos de contar com a maior diversidade possível de visões de mundo.

Aqueles que puderem aportar com suas idéias e ações, iremos realizar o primeiro encontro organizativo da Jornada, neste domingo, dia 9, às 11 da manhã no Parque da Água Branca, em São Paulo. Nos encontraremos nas mesinhas em frente a revistaria.

O Parque fica na Avenida Francisco Matarazzo, próximo à Barra Funda.


seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^