24 março 2008

II Fórum Humanista Moçambicano

Cidade: Maputo

Dia: 01 de Março de 2008

Participantes: 600

Número de organizações participantes: 06

Local: Facudalde de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane


Introdução

O segundo Fórum Humanista Moçambicano teve lugar no dia 1 de Março de 2008, na faculdade de Arquitectura da Universidade Eduardo Mondlane, (a maior do país), na cidade de Maputo, contando com a participação de aproximadamente 600 pessoas. Participaram no fórum seis organizações não governamentais: Gabinete da Primeira Dama, WLSA, Amodefa...

Existiam oito mesas temáticas: educação; saúde; economia e integração regional; espiritualidade e cultura; arte; juventude, cidadania e activismo; mulher e gênero; e democracia e política.

Abertura

O painel de abertura contou com a participação de Mia Couto, o escritor mais conhecido de Moçambique, Samira Weng, membro do Movimento Humanista e de Ivan Andrade, coordenador geral do Movimento Humanista. O Sr. Mia Couto fez a abertura do Fórum abordando o questão da Não-violência no processo de transformação de Moçambique, enquanto que Samira Weng leu os testemunhos pessoais de Charles Juma Onyango e de Sarah Navalayo Osembo, dois quenianos humanistas que viveram a situação de desborde social e político que afectou aquele país irmão. Ivan Andrade abordou o processo revolucionário Boliviano, liderado por Evo Morales, como um exemplo de transformação para os países africanos.

Depois do painel de abertura e antes de iniciarem as mesas de debates e intercambio, Tânia Tomé declamou poesia.

Mesas temáticas

As mesas temáticas tinham sido esquematizadas para que as discussões decorrem-se em duas partes. A primeira era a discussão dos tópicos apresentados pelo moderador e a segunda parte a elaboração da síntese final para logo ser lida em conjunto.

Houve uma grande participação de pessoas nas mesas, tanto na primeira como na segunda parte.

Encerramento

Na cerimônia de encerramento, que teve lugar no mesmo espaço da abertura do Fórum, um representante por cada mesa leu para o conjunto a síntese que a mesa tinha produzido.

Finalizou-se o Fórum lançando a imagem de Punta de Vacas 2010, e fazendo um pedido conjunto.

Como foi organizado o Fórum

Em finais de novembro de 2007 a Coordenadora Moçambicana tomou a decisão de organizar o II Fórum Moçambicano em Fevereiro de 2008 e posteriormente se decidiu adiar para o dia 1 de Maio, para dar maior margem de tempo para preparar o mesmo.

A partir de Dezembro de 2007, começam a realizar-se reuniões de preparação do Fórum na qual participam membros dos diversos conselhos. Formam-se cinco comissões organizativas: Ideológica; Relações e Individualidades; Imprensa; Mesas Temáticas; e Logística. Estas comissões funcionaram até ao último dia anterior ao Fórum.

As quintas-feiras todos os membros das comissões se encontravam na reunião semanal organizativa do Fórum, que era o ponto de informação conjunta. Nesse dia cada comissão explicava ao resto das comissões o que tinha feito durante a semana. Também servia para decidir questões de caracter global.

No entanto este esquema organizativo das reuniões semanais conjuntas foi modificado na segunda metade de Janeiro, quando se optou por formar uma equipa organizativa do Fórum constituída pelos coordenadores de cada comissão mais um membro por comissão. Escolheu-se um elemento para cumprir a função de coordenação geral do Fórum. Pensou-se que este novo formato organizativo daria maior agilidade a equipa organizativa e, concentraria as energias nos trabalhos das comissões, já que as reuniões semanais conjuntas, implicavam uma grande mobilidade de todos os membros e, se observava que nem todos participavam activamente nas reuniões, se tardava muito em tomar decisões, e ao realizar este encontro uma vez por semana, eliminávamos a possibilidade de os membros das comissões aproveitar este dia para realizar os trabalhos próprios das suas comissões.

Meios de comunicação (Medias)

Um dos objectivos desde Fórum era colocar o Movimento com maior presença nos meios de comunicação, com maior destaque para a televisão.

Durante o mês de fevereiro aparecemos em quase todos os meios de comunicação, entre televisão, rádio e imprensa escrita. Conseguimos entrevistas muito amplias nos canais televisivos de maior audiência.

Foi tal o caso da recepção dos meios, que a equipa organizativa se viu sobre passada na sua capacidade de dar resposta as demandas de entrevistas.

O spot publicitário do Fórum foi produzido pela TIM uma televisão local, que aceitou ao nosso pedido para realizarem o spot.


Resultados do Fórum

  • Fortalecimento da imagem do Movimento no meio e, entre as organizações/associações.

  • Abertura de espaços nos media. Com destaque para a televisão.

  • Trabalho conjunto entre diversos conselhos de base. Bom nível de organização.

  • Circuito integrado posterior ao Fórum

  • Maior experiência organizativa conjunta.

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^