13 março 2008

Festival de Vídeos Ativistas

Festival de Vídeos: É tudo mentira

Há coisas simples que todas as pessoas podem fazer para melhorar a sociedade em que vivem e uma das mais importantes delas é o diálogo. Um diálogo pode levar a propostas de ações transformadoras que apontem um porvir diferente, motivando os indivíduos a construirem este futuro radiante. E para produzir estes espaços de diálogo, há uma ferramenta muito interessante, o vídeo-diálogo :)

O formato é simples, as pessoas assistem a um vídeo, depois se sentam em roda e conversam sobre o que viram. Geralmente há um facilitador ou orientador, alguém que ajuda a frear aqueles que adoram monopolizar as falas, para que os mais tímidos também possam se expressar, além de cuidar para que não haja dispersão e estimular as propostas de acordo com as atividades que o grupo possa realizar.

Geralmente os melhores vídeos são aqueles que apresentam um tema que tenha a ver com o cotidiano de quem assiste, pois permite que cada um expresse suas sensações acerca daquilo que viu no vídeo, assim o diálogo fica mais gostoso, havendo uma espécie de comunhão entre as pessoas, o que pode ajudar a organizar uma equipe ativista depois.

O Festival É tudo Mentira, por exemplo, propõe a exibição de vídeos que desmacarem as mentiras que os poderosos nos contam e os problemas que geralmente são escondidos embaixo do tapete. Quanto mais próximo das pessoas, estas mentiras tendem a produzir um sentimento maior de indignação e de se produzir algo, um filme como O Brasil Além do Cidadão Kane, que mostra as mentiraiadas da Globo, pode levar a ações muito interessantes de produção de uma mídia local independente, para divulgar os pontos de vista dos participantes e notícias que acontecem na região e comumente não iriam ao ar nos grandes meios.

Esta ação simples, o diálogo derivado de um filme, pode então levar a ações conscientizadora que transcendam aquele pequeno círculo de pessoas, abrangendo um maior número de pessoas.

Envio um vídeo pequeno do Jorge Furtado, O Ilha das Flores, ele tem 12 minutos e um conteúdo bombástico. Uma combinação ideal para produzir uma conversa frutífera.

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.a sp?cod=647&Exib=2660


Para organizar o Festival É tudo Mentira, é simples, escolha um filme, consiga uma sala com vídeo, DVD e cadeiras, divulgue bastante e de preferência encha o saco daquelas pessoas que você sabe que sentem a necessidade de mudar o mundo para te ajudar nisso. Faça a exibição de preferência no dia 1º de Abril e não se esqueça de mandar notícias de como vai a organização.

Pode ver também algumas sugestões de filmes na página do cinecelula:

http://cinecelula.movimento-humanista.org

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^