17 abril 2008

Duas agências do Banco do Brasil estão ocupadas em SP

Como parte das ações da Jornada Nacional de Lutas, hoje pela manhã duas agências do Banco do Brasil foram ocupadas no interior de São Paulo.

Aproximadamente 150 trabalhadores rurais ocupam a agência de Sorocaba. Em Andradina (680 quilômetros da capital) são cerca de 100 manifestantes.

Entre as reivindicações estão a renegociação das dívidas dos assentados referentes ao Pronaf e ao programa de Compra Antecipada e a criação de um novo crédito para a Reforma Agrária. A nova linha de crédito seria para, entre outras coisas, criar as condições de produção de auto-consumo e de infra-estrutura nos primeiros anos dos assentamentos. Os trabalhadores reivindicam também que o novo crédito atenda a estruturação da base produtiva dos assentamentos e que o governo federal garanta a aquisição dessa produção via Conab, com preços justos e seguro agrícola.

Tensão em Bauru

Hoje pela manhã, trabalhadores rurais do Acampamento Eldorado dos Carajás (Agudos) foram detidos pela polícia militar enquanto se dirigiam para a cidade de Bauru. Eles pretendiam realizar um ato público em memória dos 19 sem terra assassinados no Pará, em 17 de abril de 1996.

Estrategicamente a polícia parou os ônibus numa marginal paralela à rodovia, num ponto do qual não poderiam ser avistados. A tropa de choque da polícia militar estava preparada para reprimir os trabalhadores. A imprensa foi impedida de chegar até o local. Essa atitude da polícia militar só comprova, mais uma vez, o descaso do governo José Serra com a Reforma Agrária e sua verdadeira forma de lidar com os trabalhadores.

Em repúdio a essa ação, os trabalhadores que haviam ficado no acampamento bloquearam a rodovia Marechal Rondon (km 318) e permaneceram por lá até que os companheiros fossem liberados.

Depois de muita pressão, todos forma liberados, mas não puderam seguir para Bauru e retornaram ao acampamento em Agudos. A polícia mantém a área vigiada.

Contato da ocupação: 11. 8276-6393

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^