31 julho 2008

Vídeo de apoio do MH ao Governo da Bolívia

Assistam o vídeo de apoio do MH ao governo revolucionário e popular de Evo Morales.


Para as elites se aproxima o dia em que seus campos de golf serão transformados em plantações e cooperativas, seus iates serão barcos de pesca para alimentar as populações famintas, e suas tradições, família e propreidade irão para o lugar onde melhor se acomodam: o museu da pré-históe para impedir isso, elas não teimarão em usar de QUAISQUER MEIOS NECESSÁRIOS. Por isso é necessário o fortalecimento de todas as forças progressistas, populares, socialistas, comunistas, pacifistas, humanistas de todos os países da região, pois somente o povo unido e mobilizado poderá impedir as sombrias tentativas de golpe e de interrupção desses novos processos políticos, sociais e culturais (como aconteceu na Venezuela em 2002, quando a mobilização popular derrotou a CIA e a oligarquia local golpista).

A América-Latina e o mundo continuam em trasnformação. As elites e oligarquias continuam tremendo frente á possiblidade de uma democracia de verdade, seguem caluniando a Evo Morales e demais líderes latino-americanos, que são a voz do progressismo da região.
Para desmistificar e "desmanipular" esta estória da carochinha (e das Vejas da vida -  vulgo "terrorismo mediático") o Movimento Humanista põe suas energias na luta pelo aprofundamento da revolução cultural e democrática em curso na Bolívia.
 
Enviado por Thiago Cezar

Continue lendo...

Conflito do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira

Vinte militantes da Via Campesina, MST e MAB e outros movimentos e grupos que iam para um encontro na cidade de Ouro Preto D'Oeste, em Rondônia, morreram em um acidente na estrada envolvendo o ônibus e uma carreta na tarde do dia 11 de julho. A luta em Rondônia contra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira segue! Sentimos muito a perda dos/as companheiros/as nesta fatalidade e nos solidarizamos com seus familiares e amigos/as.

A construção das barragens de Santo Antônio e Jirau, integrantes do Complexo, que vai alagar 50 mil hectares de floresta, vai retirar aproximadamente 5 mil famílias que vivem e garantem sua sobrevivência das margens do rio e causar um grande impacto ambiental. Esta retirada está prevista até o dia 30 de agosto. As hidrelétricas vão também modificar toda a região, causando inchaços e aumento do desemprego nas cidades e alterando a dinâmica do Rio Madeira, afetando todos/as aqueles/as que vivem na região.

As multinacionais que estão a frente da construção das hidrelétricas na região amazônica (Companhia Vale do Rio Doce, Banco Bradesco, Banco Santander, Odebrecht, Votorantim, entre outras) vão, dessa maneira, controlar os recursos energéticos mais baratos e, assim, poder utilizar sua energia na extração de minérios, produção de alumínio, do aço e na produção de papel e celulose que são indústrias que não geram empregos, precisam de grandes subsídios do governo e causam grande impacto ambiental nas regiões que se instalam. A região amazônica se torna estratégica neste sentido já que concentra tanto um grande potencial de produção de energia e de extração de minérios.

Leia Mais

Vídeo:: O Chamado do Madeira: a luta dos povos da Amazônia contra os megaprojetos (51 min, 344 MB) [para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha "salvar link como"]

Hidrelétricas no Rio Madeira: energia para quê e para quem? | A Amazônia: objetivo do império | Megaproyecto: Conjunto de Sub-proyectos Complejo Rio Madeira | Territorialidad de la dominación: IIRSA | Movimento dos Atingidos por barragens

Continue lendo...

Ato público pela humanização do centro histórico de São Paulo

Na próxima segunda-feira, dia 28/07, às 9h, na escadaria da Praça da Sé, acontece um ato de denúncia contra as ações higienistas e agressivas que vem sendo realizadas pela Prefeitura de São Paulo no centro desta cidade. O ato irá questionar os poderes públicos e suas entidades parceiras na operação batizada de "Aliança pelo Centro Histórico", com a entrega de um troféu simbólico.

Cidadãos que habitam as ruas do Centro e que tentam se proteger do frio deste inverno estão sendo desrespeitados e agredidos. A qualquer hora do dia ou da noite, suas roupas e cobertores são confiscados ou molhados pelos jatos d'água dos carros-pipa da prefeitura; são obrigados a fugir dos sprays de pimenta que são lançados por policiais diretamente em seus rostos. Tudo isso na véspera de se completarem quatro anos do massacre dos sete moradores de rua no centro de São Paulo.

Chamado para o ato

Leia o Dossiê "Violações dos direitos humanos no centro de São Paulo: propostas e reivindicações para políticas públicas", organizado pelo Fórum Centro Vivo

Continue lendo...

Pesquisa do Datafolha sobre a juventude

A pesquisa do Datafolha sobre o perfil da juventude tem coisas
interessantes como: "No Brasil, 65% dos jovens se declaram profundamente
religiosos, 30% se dizem religiosos e 4% afirmam não ter religião.
Apesar de 74% dos brasileiros declararem que rezam diariamente, somente
35% disseram viver de acordo com os preceitos religiosos."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u426627.shtml

 
Outras pesquisas:
 

 

Continue lendo...

06/08 - Reunião da Assembléia Popular de SP

A próxima reunião da Coordenação Estadual da Assembléia Popular de SP será dia 06 de agosto, às 19 horas, no SASP - rua da Abolição, 167, próximo a Câmara Municipal e ao metrô Anhangabaú.

Proposta de Pauta
- Avaliação do Curso Estadual
- Avaliação do Ato Contra a Criminalização dos Movimentos
- Campanha da Energia
- Organização do Curso Estadual Sobre o Modelo Energético

Continue lendo...

30 julho 2008

Vídeo/convite da Inauguração do Parque Caucaia

 
Vídeo/convite da Inauguração do Parque Caucaia

Continue lendo...

MST OCUPA FAZENDA DE DANTAS PARA PROTESTAR CONTRA CORRUPÇÃO

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta sexta-feira, dia 25, a Fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás (PA), que pertence ao grupo Opportunity, controlado pelo banqueiro Daniel Dantas. O integrante da coordenação nacional do MST Ulisses Manaças, que participou da ocupação, disse em entrevista ao Conversa Afiada que o movimento é uma forma de protesto contra a corrupção no país.

Leia na íntegra:  http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=442

 

Continue lendo...

Reunião de mística do Grito dos Excluídos

A reunião de preparação da mística do grito dos excluídos que será no dia 30/07/08 às 13h00minh, na Rua Wescelau Braz, 78 - 1 andar, na dúvida ligue para o telefone: 3106-5531.

Esta reunião será realizada antes da outra reunião que tratará de todos os assuntos do Grito dos Excluídos. Precisamos da sua participação, pois juntos seremos mais fortes!!!

Equipe de Mística do Grito dos Excluídos – SP

Continue lendo...

Oficina de preparação para Encontro Nacional Mulheres em luta por Soberania Alimentar e Energética

 

 
Oficina de preparação para Encontro Nacional Mulheres em luta por Soberania Alimentar e Energética
Sábado, dia 16 de agosto de 2008
Horário: das  9h00 às 13h00
Local: Rua da Abolição 167 Centro
(próximo a Camara Municipal - metrô Anhangabaú)
 
Temos pela frente o desafio de nos prepararmos para o Encontro Nacional sobre Soberania Alimentar e Energética, que ocorrerá em Belo Horizonte, de 28 à 31 de agosto, organizado pela MMM junto com as mulheres da Via Campesina.
 
Conforme decido em nossa última plenária, realizada dias 7 e 8 de junho em São Paulo, faremos uma oficina para preparação das delegadas de SP.
 
A oficina é aberta a todas, ela faz parte da nossa construção e acúmulo sobre esses temas.
 
Sobre a participação no Encontro:
 
Normalmente escolheríamos nossas delegadas em uma plenária estadual, porém, não haverá tempo para isso. Portanto faremos da seguinte forma:
 
As interessadas em participar devem se pré-inscrever tendo certeza da disponibilidade de participação.
 
Caso tenhamos mais inscrições que o limite de nossas vagas (20 vagas), utilizaremos alguns critérios:
  • Participação nas ultimas atividades da MMM
  • Disposição em dar seguimento nesse debate.
  • Disposição em participar em período integral do encontro.
  • Participação na oficina de preparação.
  • Usaremos também o critério de representatividade estadual
E não se esqueçam de agendar a oficina!
DIA: sábado, dia 16 de agosto de 2008
HORÁRIO: das  9h00 às 13h00
LOCAL: Rua da Abolição 167 Centro (próximo a Camara Municipal - metrô Anhangabaú)
 
 
Não falte e divulgue esta data!
 
Traga algo para o lanche coletivo!
 
 
Saudações feministas,
 
Marcha Mundial das mulheres
.

__,_._,___

Continue lendo...

29 julho 2008

Vídeo-debate 02/08 - Encontro com Mílton Santos

Neste sábado venha assistir e debater conosco

Você está convidado !!!


Vídeo-debate

 

Encontro com Milton santos

Dirigido por Sílvio Tendler o documentário apresenta uma abordagem original sobre a globalização no momento atual. Premiado no Festival de Brasília com o Candango de Melhor Filme - Júri Popular, o ponto forte da obra é o encontro com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), a quem Tendler conheceu em 1995 durante as gravações de Josué de Castro - Cidadão do Mundo. O filme é baseado numa entrevista gravada por Tendler quatro meses antes da morte de Milton Santos, considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX. Ao analisar os prolemas críticos do sistema anti-humano em que vivemos, Milton Santos enxergou também a possibilidade de superá-lo em direção à construção de uma nova realidade mais justa e humana.


Fontes que servem este artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_com_Milton_Santos

 

Entrada gratuita

Realização:

 

Movimento Humanista

 

CONSELHO 51

 

Dia 02/08

 

16h: Vídeo- debate

 

Local: Rua Eça de Queiroz, 571 – próximo ao metrô Paraíso

Continue lendo...

Cursos Populares abrem 800 vagas

Cursos Populares - 800 vagas para pessoas de baixa renda Movimento Humanista, representado pelo Instituto da Não-Violência, oferece oportunidade de cursos populares para pessoas de baixa renda em vários pontos da cidade de São Paulo (Jabaquara, São Joaquim, Vila Santa Catarina, República/Sta Cecília). Inscrições para até a 2º semana de agosto ou enquanto durarem as vagas. Não é cobrado mensalidades e tampouco material didático, apenas contribuição única de R$ 60,00.

Cursos Oferecidos: Inglês Básico I e II, Espanhol Básico I e II, Montagem de Microcomputadores, Contabilidade Básica, Departamento Pessoal e Preparatório para Concurso.

Inscrições às quintas (18h às 20h) e sábado(10h às 12h)

Endereço: R. Dr Cesário Mota Jr, 429 Sta Cecília - Próx. ao Makenzie

Informações:

http://www.humanista.siteonline.com.br/

Continue lendo...

Fotos Caucaia Transmissão 26/07/08

seguem as fotos do dia da transmissão em Caucaia 26/07 e do domingo 27/07

Continue lendo...

2º Pré-fórum em Curitiba

Cartaz do 2º Pré-fórum em Curitiba

Continue lendo...

25 julho 2008

ZEITGEIST - O FILME

ZEITGEIST - O FILME

Continue lendo...

MST ocupa superintendências do INCRA no estado em SP

Trabalhadores do MST ocuparam nesta terça-feira (22/07) as superintendências do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) e uma agência bancária em regiões do interior de São Paulo.

O protesto pretende exigir o assentamento das 140 mil famílias acampadas e um programa de agroindústria para assentados, que teve início em outros 7 estados nesta segunda-feira. "Antes dizíamos que a reforma agrária andava a passos de tartaruga, a impressão agora é de que a tartaruga parou", aponta José Batista de Oliveira, da coordenação nacional do MST.

Na região de Presidente Prudente, 300 Sem Terra ocuparam a sede do banco Nossa Caixa buscando liberação e acesso aos créditos para os assentados. O protesto é pacífico e a situação no local é tranqüila.

Em Teodoro Sampaio, cerca de 100 trabalhadores rurais do MST exigem a liberação dos créditos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e a complementação do crédito de moradia do Incra.

Em Araraquara, 100 pessoas ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra permanecem desde o início desta manhã na superintendência do Incra. O protesto na região visa o fortalecimento da luta na capital.

Na capital de São Paulo, cerca de 400 trabalhadores do MST permanecem desde segunda-feira na superintendência regional do Incra, para cobrar o assentamento das 1.600 famílias acampadas e a liberação de crédito e infra-estrutura para 700 famílias assentadas em todo o estado.

O MST permanece ocupando as superintendências do Incra em Alagoas, Paraíba, na Bahia, Maranhão, Ceará, Goiás e Mato Grosso.

Continue lendo...

24 julho 2008

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Casa de Cultura da Mulher Negra
ou através da Comissão de Combate à Intolerância religiosa.
Ou ainda pelos telefones: (21) 22420961 / 22733749.

Continue lendo...

II Seminário de Equidade em Saude da Populacao Negra: desafios e perspectivas.

Este evento  faz parte da estrategia de implantacao da referida politica em nosso municipio e  tem como objetivo  informar e sensibilizar  gestores locais  e profissionais
de saude da SMS e instituicoes parceiras.

O  seminário acontecerá no dia 28 de julho de  2008, das 8)) às 17:30 horas,  na Capela
Ecumenica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), situada
na Rua Sao Francisco Xavier, 524, Maracana, Rio de Janeiro.

Contamos com a sua preciosa  parceria, participando e divulgando este
evento, que esta aberto a todos os profissionais comprometidos com a
melhoria da qualidade de vida. A programacao do evento segue abaixo.


Continue lendo...

23 julho 2008

Novo Mapa da Marcha Mundial pela Não-violência

Novo Mapa do percurso da Marcha Mundial pela Não-violência

Continue lendo...

22 julho 2008

Donos do Mundo


Donos do Mundo

Continue lendo...

21 julho 2008

Abaixo-assinado pela 1ª Conferência Nacional de Comunicação

Assine a petição pela I Conferência Nacional de Comunicação
 
O Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação lançou hoje, na Internet, uma coleta de assinaturas em defesa da convocação, pelo Governo Federal, da I Conferência Nacional de Comunicação. 
 
Esta iniciativa é parte da luta pela democratização da comunicação, numa perspectiva de democratização do Estado brasileiro e da vida social.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Para assinar:
 
1) Acesse o sítio eletrônico : http://www.petitiononline.com/mpcnc28/
2) Clique no botão: "Click here to Sign Petition"
3) Preencha seus dados no formulário que vai aparecer
4) Clique no botão: "Preview your signature"

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Íntegra da Petição (abaixo-assinado)

(Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação – www.proconferencia.com.br)

Nós, abaixo assinados, solicitamos ao Exmo. Sr. Ministro das Comunicações Hélio Costa e ao Exmo. Sr. Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva a convocação da I Conferência Nacional de Comunicação, democrática e participativa, precedida de etapas preparatórias, para que a nação brasileira possa discutir e deliberar sobre políticas públicas e o novo marco regulatório do setor das comunicações no Brasil.
O primeiro passo a ser dado é a nomeação de Grupo de Trabalho, paritário, composto por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, empresários e sociedade civil, que vai organizar a referida Conferência.
Aproveitamos para chamar a atenção do Governo Federal sobre a importância dessa Conferência no que diz respeito ao aprimoramento da democracia brasileira.

Atenciosamente,

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Conheça o Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação


O movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação foi criado oficialmente ao final do Encontro Nacional de Comunicação, que ocorreu em junho de 2007, por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Ele é composto por cerca de 30 entidades da sociedade civil de caráter nacional, além da CDHM e do Ministério Público Federal.

Embora o movimento tenha se organizado como tal somente há alguns meses, a demanda por uma Conferência Nacional de Comunicação já existe há anos, a partir da análise de que a comunicação precisa estabelecer mecanismos democráticos de formulação, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas para o setor. Em um quadro de ausência de um marco regulatório consistente, atualmente a construção das poucas políticas de comunicação existentes se dá sem a efetiva participação da sociedade.

 
-------------------------------------------------------------------------------
Assine e divulgue já !!! 
 

Continue lendo...

Vídeo da Estudante que jogou água na Ministra da Educação do Chile

 
Vídeo com imagens da Estudante Chilena que jogou um Jarro de Água na Ministra de Educação do Chile, em protesto contra a repressão aos estudantes no Chile.
 
O Movimento Estudantil, conhecido popularmente como "Pinguinos" pressiona o governo para que seja elaborada uma nova lei nacional de educação para o país, através de uma onda de ocupações pacíficas em colégios públicos e universidades. 
 
O Ato de protesto foi muito simbólico porque, além das prisões arbitrárias que muitos estudantes sofreram indevidamente, a modalidade adotada para dispersar os protestos dos estudantes é o carros militares com potentes jatos d´ága com "Guanaco", que deixa os olhos e a pele ardendo.
 
A estudante diz que aprendeu a jogar água com a própria ministra da Educação, numa referência clara ao tratamento dado pelo governo aos estudantes e aos movimentos sociais. Assim que não se explica porque tanto alarme e tanto escândalo e nós, Humanistas, apoiamos decididamente
este protesto não-violento, como ato moral de desobediência civil perante autoridades corruptas
que exploram econômicamente a Educação Pública e manipulam continuamente a mída para ludibriar a população.
 
 
 
 

Continue lendo...

Ato ENECOM mudou de Local

Devido a alguns problemas, o ato pela democratização da comunicação do ENECOM, mudou. Não irá mais para o Rio de Janeiro, ficará em Niterói mesmo.
Não sei se todos sabem, mas uma ocupação indígena na região oceânica de Niterói foi incendiada. Os índios estarão presentes no ato. Por isso também, o ato acontecerá em Niterói.
 
Segue a divulgação correta:

Os estudantes de comunicação do Brasil inteiro convocam a todos e todas para um ato pela democratização da comunicação. A atividade faz parte da programação do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM) e promete dialogar com a população sobre a fusão Brasil Telecom e Oi Telemar, aproveitando a deixa que a própria mídia nos deu, noticiando as irregularidades do caso.
Além disso, pretende também denunciar à população os problemas enfrentados pelos índios guarani que estão na região oceânica de Niterói. Eles tiveram suas ocas incendiadas. Sabe-se que o incêndio foi criminoso, no entanto, pouco tem sido feito a esse respeito.

Segue o convite:

Estudantes de Comunicação do Brasil todo convidam:

ATO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Dia 23, quarta-feira, às 16h
Concentração no Campus do Gragoatá-UFF, em Niterói
 
O percurso do ato será:
 Praça da Cantareira - Av. Visconde do Rio Branco - Rua da Conceição - Av. Amaral Peixoto  - retorna pela Visconde do Rio Branco, terminando no Gragoatá.

Todas as entidades que constroem a luta pela democratização da comunicação estão convidadíssimas

PARTICIPEM E DIVULGUEM!

Realização: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS), Centros e Diretórios Acadêmicos de Comunicação da UFF, PUC-RJ, UERJ, UFRJ, Diretório Acadêmico de Estudos de Mídia - UFF e Comissão Organizadora do ENECOM Rio 2008

Continue lendo...

18 julho 2008

Atualização no Percurso da Marcha Mundial

Aqui segue adjunto o mapa identificativo em vários idiomas do percurso da Marcha Mundial
que inicialmente será a imagem oficial para a difusão. Se pode ver também no Blog:
http://marxamundial.blogspot.com/
Em breve vamos circulare esta imagem em versõesde vários idiomas e diferentes tamanhos
para livre utilização nos diferentes suportes gráficos, na web, etc.
As novidades sobre rotas afluentes que sejam acrescentadas no percurso serão incorporadas
nas próximas versões.
 


Aquí les adjunto el identificativo en varios idiomas del recorrido de la Marcha Mundial que inicialmente vamos a utilizar oficialmente como imagen para la difusión. Se puede ver también en el Blog:
http://marxamundial.blogspot.com/
En breve vamos a hacer circular esta imagen en versiones de varios idiomas y distintos tamaños disponibles para utilizar en los diferentes soportes gráficos, de web, etc.
Las novedades sobre rutas afluentes que se vayan sumando al recorrido las incorporaremos en las próxima versiones.



Je joins a ce mail l'identifiant en plusieurs langues du parcours de la Marche mondiale que nous allons utiliser officiellement comme image pour la diffusion: On peut le voir egalement sur le site :
http://marxamundial.blogspot.com/
En bref, mous allons faire circuler cette image dans differentes langues et differents formats, utiles pour ètre utilises dans les differents supports graphiques, web, etc.
Les informations concernant les routes afflentes qui s'ajouteront au parcours seront incorposees dans les prochaines versions.


I am sending you attached the picture of the route of the World March in different languages that we will initially use as the official image for diffusion. You can also see it in the Blog:
http://marxamundial.blogspot.com/
We will shortly start spreading this image in different languages and in different sizes to use it in different graphical formats, on the web etc.
We will include the news about roads that will join in to the main route in the next versions.



Qui vi allego l'immagine identificativa, in diverse lingue, del percorso della Marcia Mondiale che inizialmente utilizzeremo ufficialmente come immagine per la diffusione. La si puo' veere anche nel blog: http://marxamundial.blogspot.com/
In breve tempo faremo circolare questa immagine in versioni di varia definizione, disponibili per essere utilizzate nei diversi supporti grafici, web, ecc.
Le novita' relative ai tratti affluenti che via via si aggiungano al percorso le incorporeremo nelle prossime versioni.

Continue lendo...

3º Encontro da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital

III Encontro da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital


Fonte: Imprensa Sindipetro-RJ, com apoio Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)



A Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital realiza seu 3º Encontro Nacional neste domingo, dia 20 de julho, em Niterói, Rio de Janeiro. O evento terá um debate para esclarecimentos sobre o tema pela manhã e uma plenária de entidades à tarde. Será na tenda ao lado do bloco E, no campus Gragoatá da UFF, próximo às barcas, em Niterói.


O decreto que instituiu a Tv digital no Brasil deixou indignadas as entidades da sociedade civil que acompanhavam o processo. A base tecnológica do sistema é japonesa, apesar do relatório das pesquisas sobre sistemas digitais existentes ter provado que este seria o mais caro. Suas características técnicas atendiam aos interesses das grandes redes de tv.

O decreto, instituído em plena Copa do Mundo, foi questionado por uma Adin por suas diversas ilegalidades, como, por exemplo, a sessão de mais canais aos atuais concessionários de tv. A Adin está na Procuradoria Geral da Republica, tramitando como procedimento sumário desde o final de outubro do ano passado. Enquanto isso o comitê da Tv digital segue discutindo regulação baseada apenas no interesse dos radiodifusores.  Não se sabe o que será feito das pesquisas brasileiras, que custaram cerca de 80 milhões aos cofres públicos.

Rádio Digital - Para o rádio, foi instituído um período de testes sobre os sistemas existentes. O sistema estadunidense Iboc é o da preferência dos radiodifusores por, entre outros motivos, ocupar mais espaço no espectro eletromagnético. Com isso, canais novos não serão possíveis, mantendo tudo como está hoje. E por ser um sistema proprietário (Ibiquity, EUA) os concessionários só poderiam usá-lo pagando uma taxa. Quem não tem dinheiro para usá-la não terá acesso ao sistema. Além de ser um sistema inviável em baixa potência, os testes no Brasil indicam que o Iboc apresenta problemas técnicos, mas o ministro das Comunicações Hélio Costa insiste em defendê-lo, e quer oficializar o sistema digital para o rádio o mais rápido possível.

Não há justificativa técnica para uma decisão apressada como esta. Pelo contrário. Além de outros sistemas existentes estarem sendo aperfeiçoados pelo mundo, pesquisadores brasileiros afirmam que é possível fazer um sistema brasileiro para o rádio, baseado nas pesquisas que já foram feitas para a Tv digital.

Segundo representantes da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital, a digitalização, se realizada de acordo com os interesses da sociedade, pode ser um passo concreto em relação à democratização da comunicação.

A Frente foi criada em 2006 e é composta por mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas: Abraço, Intervozes, MST, ComunicAtivistas, Enecos, Farc-RJ, Fittel e Fitert.

Mais informações sobre o evento: encontrodafrentedigital@yahoo.com.br


------------------------------------------------------
------------------------------------------------------

20 de julho, domingo
Tenda ao lado do bloco E, campus Gragoatá da UFF, Niterói, RJ

9h30 às 12h30 – debate: A atual situação da tv e do rádio digital e as perspectivas de democratização com o prof. Luis Fernando Gomes Soares (PUC/RJ- Ginga) e representante do Intervozes.

14h às 17h – plenária de entidades para traçar propostas de ação

Continue lendo...

17 julho 2008

ATO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Os estudantes de comunicação do Brasil inteiro convocam a todos e todas para um ato pela democratização da comunicação. A atividade faz parte da programação do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM) e promete dialogar com a população sobre a fusão Brasil Telecom e Oi Telemar, aproveitando a deixa que a própria mídia nos deu, noticiando as irregularidades do caso.

Segue o convite:

Estudantes de Comunicação do Brasil todo convidam:

No Rio de Janeiro com concentração na Praça XV Dia 23, quarta-feira, às 16:30h
Para quem vem de Niterói, a concentração será no Campus do Gragoatá, às 15h


Todas as entidades que constroem a luta pela democratização da comunicação estão convidadíssimas

PARTICIPEM E DIVULGUEM!

Realização: Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS), Centros e Diretórios Acadêmicos de Comunicação da UFF, PUC-RJ, UERJ, UFRJ, Diretório Acadêmico de Estudos de Mídia - UFF e Comissão Organizadora do ENECOM Rio 2008

Continue lendo...

16 julho 2008

Convite Transmissão - 26 de julho

Convite para 4ª Transmissão de SILO no Parque Caucaia,
que acontecerá no dia 26 de Julho de 2008.

Continue lendo...

Vídeo com a Comunidade Boliviana de SP

 
Segue o link do video realizado com a comunidade boliviana em São Paulo(13/07) de apoio a canNVia, Campanha Nacional pela Não-Violência Ativa:

http://www.youtube.com/watch?v=h5sjC9XHRBE


Tambem podem conferir em:
www.geraacoes.blogspot.com

Continue lendo...

Campanha do Livre Trânsito das Pessoas

Campanha de Livre Trânsito das Pessoas - Centro das Culturas

 
Texto em Espanhol -

Tanto en Europa como en el resto del mundo los humanistas podemos organizar frentes de acción ante el conflicto: migrantes en la UE. Organizaciones de DDHH, de auto-convocados, ONGs, etc., denuncian un nuevo atropello. Evo Morales y otros presidentes de países en desarrollo reclaman sobre la aprobación de la Directiva Retorno. Una campaña lanzada desde el Centro de las Culturas podría dar marco al trabajo estructural con migrantes, familiares y la sociedad sensibilizada por tal injusticia. Con amigos de otros consejos vimos una buena oportunidad para trabajar desde este conflicto. Como ejemplo adjunto dos vínculos para ver un vídeo y quienes se aplican en el organismo podrían coordinar una campaña internacional que además confluya con la MM.

Video en Google:

http://video.google.es/videoplay?docid=-8817457419815709501

Spot en Power Point:

http://www.consejo231.org/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=127

Continue lendo...

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE DIREITOS HUMANOS - SP

A todos que lutam pelos direitos humanos

Neste final de semana, inicia-se o processo das primeiras Conferências Regionais de Direitos Humanos, em São Paulo, preparatórias à VI Conferência Estadual de Direitos Humanos que ocorrerá de 22 a 24 de Agosto, no Memorial da América Latina..

No sábado - 12/07 - serão as Conferências da Região de Ribeirão Preto e da Região de Registro.
No domingo - 13/07 - teremos as Conferências da Região de Araraquara e da Região de Sorocaba.
Os municípios que compõem cada região estão na seqüência deste email)

Vejam quais serão os horários e locais :

Dia 12/07 - Ribeirão Preto - Das 12 às 18 horas - Centro Universitário Barão de Mauá - Rua: Ramos de Azevedo, nº 423 - Bairro: Jd. Paulista.

Dia 12/07- Registro - Das 14 às 20 horas - Anfiteatro do KKKK (Kagai Kogyo Kabushiki Kaisha) - Rua: Felix Aby Azar, nº 53 - Parque Beira Rio.



Dia 13/07 - Araraquara - Das 08 às 20 horas - Uniara-Centro Universitário de Araraquara - Avenida Dom Pedro II, nº 910 - Centro.



Dia 13/07 - Sorocaba - Das 08 às 17 horas - Faculdade de Direito de Sorocaba-FAD - Rua: Drª Ursulina Lopes Torres, nº 123 - Bairro: Vergueiro.



Pessoal, estas Conferências terão basicamente duas tarefas : avaliar o Programa Nacional de Direitos Humanos - olhar criticamente o que foi e o que não foi implementado, o que já está desatualizado, o que está faltando - e eleger as delegadas e os delegados à VI Conferência Estadual.

Quem pode participar ?
No site da Conferência Estadual (http://www.justica.sp.gov.br/pedh/) há todas as informações. A participação é livre, basta comparecer ao local na hora do credenciamento. O horário de término do credenciamento será definido na plenária inicial de cada regional.

Quantas/os delegadas/os serão eleitas/os ? A sociedade civil elegerá 60% da delegação e os poderes públicos 40%. Dentro da sociedade civil, há uma parte - 1/3 - de delegadas e delegados que serão obrigatoriamente de segmentos mais vulneráveis, tais como quilombolas, indígenas, ciganos e pessoas em situação de rua.

A tabela abaixo indica o número de municípios de cada região, a população total da região, as/os delegadas/os da sociedade civil - subdivididos em segmentos vulneráveis e demais segmentos - e as/os delegadas/os dos poderes públicos. O número de delegados por região respeitou o critério populacional.

Região No. Munic população Seg vulner Demais segmentos Total
Soc Civil
Poder Público
Ribeirão Preto 25 1.147.356 2 5 7 5
Registro 14 267.324 1 1 2 1
Araraquara 26 884.143 2 3 5 4
Sorocaba 79 2.654.257 5 11 16 11


E quais os municípios que compõem cada uma dessas regiões ?

Região Administrativa de Ribeirão Preto: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antonio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Região Administrativa de Registro: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Região Administrativa de Araraquara: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

Região Administrativa de Sorocaba: Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Angatuba, Anhembi, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Arandu, Areiópolis, Avaré, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Botucatu, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iperó, Iporanga, Itaberá, Itaí, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sarutaiá, Sorocaba, Taguaí, Tapiraí, Taquarituba, Taquarivaí, Tatuí, Tejupá, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.




Este poderá ser um processo muito rico, especialmente se conseguirmos trabalhar em aliança com todos os segmentos de movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos.
Para isso é fundamental um esforço para que o maior número possível de pessoas participe.

Estamos à disposição para outras informações, se necessário.

No site da Conferência - http://www.justica.sp.gov.br/pedh/ - poderão ser encontrados os documentos básicos, como Regimento da Estadual e das Regionais, texto base da Nacional, I PNDH e II PNDH, PEDH, dentre outras informações. No Blog da sociedade civil http://conferenciaestadualdh.blogspot.com/ temos também o Informe da Sociedade Civil para a VI Conferência Estadual de Direitos Humanos de SP, um documento obrigatório para todas e todos nós, que estaremos nesta Conferência pelos movimentos sociais. Aliás, anexo neste email está o Informe.


Saudações pelos direitos humanos e pela Não-Criminalização dos movimentos sociais!!

Continue lendo...

13 julho 2008

Gandhi, um líder servidor

Monólogo no qual o ator João Signorelli representa Mohandas Karamchand
Gandhi, um influente defensor do princípio da não-agressão como forma de
protesto e meio de revolução, ele inspirou gerações e pessoas como Martin
Luther King, Nelson Mandela e John Lennon.

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena."
Gandhi

João Signorelli vem interpretando Gandhi a mais de dois anos,
apresentando-se por todo o país em teatros, empresas, instituições de
ensino, clínicas, abertura de eventos, congressos e seminários. O monólogo
de Miguel Filiage, baseado nos discursos de Gandhi, falando sobre liderança,
conduta única e cooperativismo aponta para a necessidade de pautar as
relações humanas por princípios ético-filosóficos.


Haverá uma apresentação no Domingo, 27/07/2008, às 17h, na Sociedade
Brasileira de Eubiose - Departamento de São Bernardo do Campo,

Avenida Getúlio Vargas, 1.689, bairro Baeta Neves.

Maiores informações pelos telefones 4121-1494 , 4229-9218

Continue lendo...

11 julho 2008

Reunião Direitos Humanos CDP - Vila Independência - SP

Estamos diante de uma situação insustentável ocorrida no CDP de Vila Independência (bairro da Vila Prudente, capital de São Paulo), provocada pela greve dos Agentes Penitenciários deste estabelecimento prisional e que tem gerado ainda mais abusos contra o direito dos presos que ali se encontram. Entre outras coisas: eles não tem podido receber visitas, tomar banho, estão incomunicáveis até mesmo com seus advogados. A superlotação do CDP é gritante e notícias de torturas, falta de luz e água também tem sido transmitidas por familiares.
 
Diante de tão grave situação, está sendo articulada reunião entre entidades de Direitos Humanos para que providências coletivas sejam tomadas para a garantia da Integridade e Dignidade de todos que lá se encontram.
 
A reunião ocorrerá na próxima segunda feira,
dia 14 de Julho, às 15 horas
na Pça Clovis Bevilaqua, 351, cj 501 5.o andar

Fone - 3101 6760

Fraternalmente,

Enviado por Gabriel de Carvalho Sampaio

 

Continue lendo...

10 julho 2008

III Encontro da Frente Nacional por um Sistema Democrático de TV e Rádio Digital

III Encontro da Frente Nacional por um Sistema Democrático de TV e Rádio Digital

A decisão pelo sistema japonês já mostrou a que veio. A Adin interposta contra o decreto está na Procuradoria Geral da Republica, tramitando como procedimento sumário desde o final de outubro do ano passado. Enquanto isso o comitê da tv digital segue discutindo regulação baseada apenas no interesse dos radiodifusores. Não se sabe o que será feito das pesquisas brasileiras e a interatividade enfrenta resistências. E como ficam os canais propostos no decreto, como o da cidadania?

No rádio, os problemas do sistema estadunidense Iboc já apareceram, mas o ministro Hélio Costa insiste em decidir um padrão para o rádio o mais rápido possível, com o objetivo de tentar inviabilizar as emissoras de baixa potência. O que a sociedade pode fazer diante disso?

Por estes motivos, acreditamos na necessidade de reorganizar o mais rápido possível a Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital, através de um encontro ainda este mês.

Estamos propondo o dia 20 de julho porque será o primeiro dia do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação, com estrutura já montada. Será um debate pela manhã, para esclarecimentos sobre o tema, e uma plenária à tarde. O evento acontece a partir de 9h30 no Campus da UFF, em Niterói.

ComunicAtivistas


29º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (www.enecom2008.com)
Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (www.enecos.org.br)

Continue lendo...

Marcha Pela Reforma Agrária contra a criminalização do MST e demais movimentos sociais

Venha participar nesta sexta-feira dia 11/julho.

Saída do INCRA às 07:00 hrs - caminhada até a Praça da República.

Queremos manifestar a nossa solidariedade e apoio ao MST e aos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária e, por isto, são perseguidos pelo Ministério Público, Justiça e Governo do Rio Grande do Sul.

Como participar: trazer faixas, cartazes, assinando as cartas. Ao longo da caminha vai ter espaço para breves falas, cantos e momento de mística.

Continue lendo...

Documento-síntese do Fórum de Mídia Livre

 

Documento-síntese :: I Fórum de Mídia Livre :: 14 e 15 de junho de 2008

Confira abaixo o documento-síntese do I Fórum de Mídia Livre, que ocorreu nos dias 14 e 15 de junho de 2008 na UFRJ.

Eixos de ação aprovados

GT 1 – Verbas publicitárias

1.Campanha e mobilização social pela democratização das verbas publicitárias públicas, com a realização, entre outras, das seguintes ações:

a) Desenvolvimento, pelo Fórum de Mídia Livre e organizações parceiras, de critérios democráticos e transparentes de distribuição das verbas públicas que visem à democratização da comunicação e que se efetivem como legislação e políticas públicas;

b) Proposta de revisão dos critérios e "parâmetros técnicos de mídia" (tais como custo por mil etc.) utilizados pela administração pública, de forma a combater os fundamentos exclusivamente mercadológicos e viabilizar o acesso a veículos de menor circulação ou sem verificação;

2.Promover outras políticas públicas de incentivo à pluralidade e à diversidade por meio do fomento à produção e à distribuição;


GT 2 – Políticas públicas de comunicação

1.Cobrar do Executivo federal que convoque e dê suporte à realização de uma Conferencia Nacional de Comunicações nos moldes das conferências de outros setores já realizadas no país.

2.Lutar pelo estabelecimento de políticas democráticas de comunicação, na perspectiva de um novo marco regulatório para o setor que inclua um novo processo de outorga das concessões, a democratização e universalização da banda larga, o fortalecimento das rádios comunitárias,

3.Estabelecer políticas de participação popular no campo da comunicação, com a criação de conselhos municipais e estaduais, voltados à construção e à apropriação das políticas da área e ao controle publico da mídia, e com o fortalecimento do Conselho de Comunicação Social, buscando garantir seu caráter deliberativo.

4.Fortalecer o caráter público das emissoras deste campo, no que diz respeito a sua programação, gestão e financiamento, com atenção especial ao incentivo à produção regional e independente, à EBC e ao acesso universal aos canais públicos.

5.Promover estudos e debates e difundir informações referentes a temas ligados ao FML, como as concessões, rádios comunitárias, TV e rádio digital, inclusão digital, propriedade intelectual etc.

6.Atuar no plano local e regional, traduzindo e concretizando localmente os debates nacionais e gerais, aproximando as lutas da comunicação às dos movimentos sociais, visando à construção de um projeto popular para o Brasil.


GT 3 – Fazedores de mídia

1.Criação de uma ferramenta colaborativa que reúna diversas iniciativas de mídia livre e contemple a diversidade de atuação dos veículos e dos midialivristas, em formato a ser aprimorado nos próximos meses pelo grupo de trabalho permanente e aprovado no próximo Fórum de Mídia Livre;

2.Mapeamento da mídia livre – quanto à questão do mapeamento, foi citado que já existe um site na internet, criados pelo Comitê Rio do Fórum de Mídia Livre. Alguns dos tópicos nele incluídos precisariam ser rediscutidos, incorporando outras demandas e eliminando questões divergentes. Entretanto, o site precisa ser divulgado amplamente, e preenchido por todos os Fazedores de Mídia.

3.Criação de Pontos de Mídia Livre inspirados nos moldes de Pontos de Cultura. Porém, com ressalvas quanto à elaboração dos editais que garantam espaços efetivos para a mídia livre.

4.Relação colaborativa entre os fazedores de mídia na produção e difusão de conhecimento, que consequentemente contribuirá para a formação do(a) midialivrista e de seu espaço de atuação.

5.Que os Correios financiem a distribuição, para fugir do monopólio dessa área.


GT 4 – Formação para a Mídia Livre

1.Que o fórum seja contínuo, mesmo "on line", que seja criada uma plataforma de convergência da produção de mídia livre, no estilo wiki, colaborativa;

2.Promover e encaminhar amplo debate sobre a exigência do diploma de jornalistas na perspectiva dos midialivristas e ampla discussão sobre os atuais currículos das escolas de comunicação para contemplar a mídia livre;

3.Propor a implementação de pontos de mídia, como política publica, integrados e articulados aos pontos de cultura e veículos comunitários, viabilizando, através de infra-estrutura tecnológica e pública, a produção, distribuição e difusão de mídia livre;

4.Promover junto com as universidades cursos de extensão em parceria com os fazedores de mídia e estimular a criação de disciplinas especificas de mídia livre;

5.Propor a inclusão da produção audiovisual no currículo das escolas de ensino básico;

6.Buscar espaços para exibição de conteúdo produzido por movimentos sociais na TV pública;

7.Mapear as metodologias de formação utilizadas pelas escolas livres e pelos fazedores de mídia.

Ponto de recomendação: dar visibilidade à diversidade dos sujeitos e discursos, diversidade de gênero, étnico-racial e regional, ambiental, educação, na mídia


GT 5 – Novas mídias e mídias colaborativas

1.Mapeamento da produção colaborativa brasileira: formulação de um questionário consistente que dê, em detalhes, um panorama da produção colaborativa produzida hoje.

2.Sistemas digitais: Manifestação de repúdio formal aos sistemas digitais de Rádio e Televisão. Explicitar para o grande público que adoção dos modelos atuais (Iboc para rádio e padrão japonês para TV), da maneira como vêm sendo implementados, revela um retrocesso e não um avanço na área de Comunicação.

3.Criação de redes: Incentivar a consolidação de redes de produtores de mídia alternativa, a começar da comunicação interna (listas de discussões) e externa (portal na web) dos próprios integrantes do Fórum. Que o próprio FML funcione como uma rede, flexível e difusa e permanente. Estimular a criação e fortalecimento de modelos de gestao colaborativa das iniciativas e midias, com organização não-monetária do trabalho, por meio de sistemas de trocas de serviço (a exemplo do Espaço Cubo e A Fábrika, do Mato Grosso). Participar das discussões sobre as "cidades digitais".

:: Criar "condomínio"/"pool" de repórteres na cobertura de grandes eventos, como FSM e outros, compartilhando o conteúdo produzido pelos jornalistas presentes no evento, reduzindo os custos de cada um dos veículos.

:: Atuar em rede mesmo com mídias analógicas, investindo em iniciativas colaborativas, promovendo, por exemplo, o festival colaborativo de rádio.

:: Proposta que remete ao GT de portal ao sugerir a criação de um agregador dos diversos sites de mídia alternativa.

4.Produção de material didático: Realizar uma compilação de textos e outros materiais informativos (coletânea de vídeos, por exemplo) sobre temas como copyleft, Web 2.0, entre outros. O material deverá ter caráter pedagógico, buscando levar ao conhecimento do grande público a existência e o funcionamento de tais tecnologias.

5.Infra-estrutura tecnológica: Fomentar e tornar público o debate sobre infraestrutura de comunicação, defendendo a adoção de tecnologias que contribuam para o fortalecimento de uma mídia livre e democrática.

6.Articulações do GT: Trabalhar lado a lado do GT 3 (Fazedores de Mídia), cuja pauta principal, assim como a nossa, foi a organização do portal do Fórum. Criar espaços colaborativos de manter vivos e permanentes os debates iniciados no Fórum de Mídia Livre. Aproximação e integração também com o grupo de trabalho de Comunicação do Fórum Social Mundial.

Próximos passos

Organização

:: Grupo de Trabalho Executivo Nacional: Joaquim Palhares (Carta Maior, SP), Altamiro Borges (Portal Vermelho, SP), Ivana Bentes (UFRJ, RJ), Antonio Biondi (Intervozes, SP), Renato Rovai (revista Fórum, SP), Paulo Salvador (Revista do Brasil, SP), Marcos Dantas (PUC-RJ, RJ), Gustavo Barreto (Consciencia.net, RJ), Dario Pignotti (jornalista Página 12, DF), Rita Freire (Ciranda, SP), Angélica Basthi (Justiça Global, RJ), representantes da Enecos, Amarc-Brasil, Abraço, Instituto Paulo Freire, mais uma indicação de cada estado com organização do FML. Sujeito à reavaliação no FSM 2009 Belém;

:: Essa instância é Executiva, e encaminhará somente as questões relacionadas às decisões tiradas neste Fórum de Mídia Livre;

:: Os resultados dos encontros do Grupo de Trabalho Executivo nacional serão publicizados imediatamente após as reuniões;

:: Criação de Conselho aberto de entidades para dar sustentação a esse grupo de trabalho executivo;

:: Realizar encontros de mídia livre em todos os estados no segundo semestre de 2008;

:: Realizar FML latino americano ou mundial no FSM Belém;

:: Agendar para o segundo semestre de 2009 o II FML Brasil, com indicativo de Vitória (ES) como sede. Decisão será tomada no FSM Belém, a partir de propostas concretas para sediar o evento;

:: Com base nas sugestões do Fórum e no manifesto, elaborar uma carta de princípios, considerando princípios externos e internos para o FML. Será encaminhado por Renato Rovai. Sugestão de que a carta seja maturada até o Fórum Social Mundial e aprovada por lá;

:: Articular o FML com outras entidades nacionais, como o Centro de Mídia Independente, o FNDC, CFP, Fenajufe, Fitert, ABD e Forum Popular do Orçamento;

:: Indicar a ampliação do debate e a implementação das propostas/debates do FML considerando as particularidades das regiões do Brasil;

:: Esclarecer e tornar pública a política de financiamento do Fórum Mídia Livre, com prestação de contas pública;

:: Discutir, aprofundar e amadurecer conceitos como democracia e mídia livre;

:: Atualização de blog com todas as propostas do FML, com espaço para comentários de todos/as os/as interessados/as.

Ação Política
:: Somar-se às entidades de luta pela democratização na luta por uma conferência ampla, democrática e descentralizada, passando a integrar a Comissão Pro-Conferência Nacional de Comunicação;

:: Envolver os movimentos sociais nas ações pelo fortalecimento da mídia livre;

:: Agendar em âmbito federal, estadual e municipal reuniões com o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário para apresentar as reivindicações tiradas no Fórum;

:: Agendar audiências com o Presidente da Republica, da Câmara, do Senado e do STF para apresentar as reivindicações;

:: Trabalhar o encaminhamento imediato das seguintes questões concretas: campanha pela democratização das verbas publicitárias, Conferência Nacional de Comunicação e portal/agregador de conteúdo;

:: Criação do selo Mídia Livre para estar em todos os veículos, blogs etc. que se identificam e reconhecem como mídia livre;

:: Divulgação de texto comum (carta/editorial) em todos os veículos que explicite os resultados do FML;

:: Confecção de manifesto público, baseado na versão em construção e considerando os eixos de ação aprovados no FML. Renato Rovai fará a primeira redação, tendo o dia 25 como data limite para fechar o novo manifesto já incorporando os pontos debatidos no FML. O texto será discutido por email, através da lista geral do Fórum;

:: Reforçar, no manifesto, a crítica aos grupos que monopolizam a comunicação no país;

:: Divulgação imediata das decisões do FML;

:: Integrar o GT de Comunicação do Fórum Social Mundial;

:: Realização de ato público de rua em Brasília, com pauta e mobilização conjunta com outros movimentos da comunicação e outros movimentos sociais, articulado com a entrega do manifesto aos 3 poderes. Ato fará parte de semana de mobilização que contará também com ações de guerrilha midiática e viral. Se houver a constatação de que não foi possível mobilizar muita gente, deve-se optar por um ato mais simbólico.

Calendário

:: 24 a 26 de julho, em Teresina (PI), Seminário Latino-Americano de Comunicação (www.seminariodecomunicacao.com.br)

:: Apoio à semana nacional pela democratização, realizada em outubro pela Enecos e outras entidades do setor;

:: Ato público em Brasília para reivindicar a democratização das verbas públicas e o fortalecimento da mídia livre – data a definir

:: Julho: acompanhamento do Encontro do G8, no Japão (com cobertura colaborativa da Associação Mundial de Rádios Comunitárias – AMARC)

:: Setembro: Fórum Social Europeu

:: Outubro: Fórum Social das Américas, na Guatemala

:: Novembro: Encontro de Midativismo no Forum Humanista Latino Americano em Buenos Aires

:: Janeiro/2009: Fórum Social Mundial, em Belém (mais informações pelo ciranda@ciranda.net)

Outras informações para o calendário devem ser enviadas pelas organizações e midialivristas para que ele esteja em constante atualização.

Continue lendo...

Informação Sobre o Encontro Nacional de Formação da AP

São Paulo, 09 de Julho de 2008.

Circular 011 – Informação Sobre o Encontro Nacional de Formação da Assembleia Popular de 17 a 19 de Julho 2008.

Devido a dificuldade de comunicação e pouca informação recebida dos estados referente a circular 010, nas ultimas  semanas realizamos uma ampla consulta por telefone e e-mail, pedindo sugestões sobre a realização do referido encontro no mês de Julho. Muitos estados e entidades nacionais, apontaram impossibilidade de participação no Encontro Nacional da AP, caso fosse mantida a data. Dois motivos centrais foram apontados: Limites na preparação para o Encontro (dificuldades na sistematização estadual) e, dificuldades financeiras , tanto em âmbito estadual quanto nacional. Somado a isso algumas entidades nacionais estão com atividades marcadas no mesmo período. Diante deste cenário, a realização do encontro fica comprometida.

O objetivo principal do encontro é  a sistematização dos acúmulos já existentes no processo AP, aprofundando a metodologia de construção da AP, isso  associado com o projeto popular para o  Brasil. Para alcançarmos este objetivo o encontro precisa ser  representativo  e participativo, refletindo os acúmulos  dos estados e das entidades nacionais que estejam no processo de articulação nas bases e construindo a AP no dia a dia das lutas populares.  Para   isso precisamos  garantir a participação dos envolvidos  no processo, neste sentido  realizar um encontro nacional de formação com   menos de 30 pessoas não garantiria estes  objetivos.

Partindo do que os estados nos apontaram,em reunião da Secretaria Operativa e membros da Equipe de Metodologia, definimos pelo adiamento do Encontro Nacional de Formação para o mês de novembro de 2008, e neste período  termos um tempo maior de preparação em cada  estado quanto ao conteúdo e a sistematização do processo da AP. Já fomos informados de que em alguns estados haverão Encontros estaduais de sistematização, em outros, reuniões com a coordenação estadual ampliada. Assim, nos colocamos (secretaia operativa e equip de metodologia)  a disposição para estarmos juntos, em diálogo, com o estado que solicitar apoio na realização deste debate no fortalecimento e enraizamento do processo da AP nos estados.

Definições:

a) Data para o Encontro Nacional de Formação da AP - 13 a 16 de Novembro  (quatro dias inteiros).

Local: São Paulo.

b) Participação/Critérios:

Que sejam pessoas que estejam envolvidas no processo de articulação da AP nas bases e  que tenham  acúmulo das discussões que temos realizado, para contribuir durante o encontro.

c) Representatividade -  2 por estado e 2 por entidade nacional

d) Roteiro de sistematização do Processo da AP:

Agradecemos os estados que já enviaram o roteiro.. Porém, ainda nos falta uma boa parte. Assim, pedimos que os estados que ainda não enviaram para a secretaria operativa, façam até no máximo dia 30 de agosto. A partir destas informações a Equipe de Metodologia poderá propor um encontro cujos conteúdos poderão corresponder aos desafios e anseios da AP em todos os estados.

e) Quanto as finanças:

Continuamos a busca de recursos, para a realização do encontro.

Reafirmamos a necessidade dos estados levantarem recursos para  garantirem os gastos com a passagem de seus participantes, assim como, das entidades nacionais  contribuírem assumindo os custos de seus participantes, ou ainda, nas despesas da  realização do Encontro como um todo.

Esperamos que todos e todas possam compreender o momento em que estamos vivendo e dizer que não foi uma tarefa fácil para a Secretaria Operativa e Equipe de Metodologia chegar a estas definições. Por isso agradecemos as respostas, participação dos estados e entidades que enviaram suas reflexões, sugestões e ponderações. Por que somente com a participação de todos e todas podemos avançar na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Abraços a todos e todas e desejamos um ótimo trabalho!

Em solidariedade,

Secretaria Operativa e Equipe de Metodologia para o Encontro Nacional AP -

Luiz Bassegio, Rosilene Wansetto, Fátima Sandalhel, Ricardo Gebrim, Ronaldo Pagoto, Luciane Udovic, Luiz Dalla Costa, Ari Alberti,Marli Aguiar, João Paulo, Carla Dozzi, Izabel Machado, Paulo Maldos, Antonio José Moroni

Secretaria Operativa Nacional
ASSEMBLÉIA POPULAR

.

__,_._,___

Continue lendo...

Design by Humanista ^