18 julho 2008

3º Encontro da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital

III Encontro da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital


Fonte: Imprensa Sindipetro-RJ, com apoio Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)



A Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital realiza seu 3º Encontro Nacional neste domingo, dia 20 de julho, em Niterói, Rio de Janeiro. O evento terá um debate para esclarecimentos sobre o tema pela manhã e uma plenária de entidades à tarde. Será na tenda ao lado do bloco E, no campus Gragoatá da UFF, próximo às barcas, em Niterói.


O decreto que instituiu a Tv digital no Brasil deixou indignadas as entidades da sociedade civil que acompanhavam o processo. A base tecnológica do sistema é japonesa, apesar do relatório das pesquisas sobre sistemas digitais existentes ter provado que este seria o mais caro. Suas características técnicas atendiam aos interesses das grandes redes de tv.

O decreto, instituído em plena Copa do Mundo, foi questionado por uma Adin por suas diversas ilegalidades, como, por exemplo, a sessão de mais canais aos atuais concessionários de tv. A Adin está na Procuradoria Geral da Republica, tramitando como procedimento sumário desde o final de outubro do ano passado. Enquanto isso o comitê da Tv digital segue discutindo regulação baseada apenas no interesse dos radiodifusores.  Não se sabe o que será feito das pesquisas brasileiras, que custaram cerca de 80 milhões aos cofres públicos.

Rádio Digital - Para o rádio, foi instituído um período de testes sobre os sistemas existentes. O sistema estadunidense Iboc é o da preferência dos radiodifusores por, entre outros motivos, ocupar mais espaço no espectro eletromagnético. Com isso, canais novos não serão possíveis, mantendo tudo como está hoje. E por ser um sistema proprietário (Ibiquity, EUA) os concessionários só poderiam usá-lo pagando uma taxa. Quem não tem dinheiro para usá-la não terá acesso ao sistema. Além de ser um sistema inviável em baixa potência, os testes no Brasil indicam que o Iboc apresenta problemas técnicos, mas o ministro das Comunicações Hélio Costa insiste em defendê-lo, e quer oficializar o sistema digital para o rádio o mais rápido possível.

Não há justificativa técnica para uma decisão apressada como esta. Pelo contrário. Além de outros sistemas existentes estarem sendo aperfeiçoados pelo mundo, pesquisadores brasileiros afirmam que é possível fazer um sistema brasileiro para o rádio, baseado nas pesquisas que já foram feitas para a Tv digital.

Segundo representantes da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital, a digitalização, se realizada de acordo com os interesses da sociedade, pode ser um passo concreto em relação à democratização da comunicação.

A Frente foi criada em 2006 e é composta por mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas: Abraço, Intervozes, MST, ComunicAtivistas, Enecos, Farc-RJ, Fittel e Fitert.

Mais informações sobre o evento: encontrodafrentedigital@yahoo.com.br


------------------------------------------------------
------------------------------------------------------

20 de julho, domingo
Tenda ao lado do bloco E, campus Gragoatá da UFF, Niterói, RJ

9h30 às 12h30 – debate: A atual situação da tv e do rádio digital e as perspectivas de democratização com o prof. Luis Fernando Gomes Soares (PUC/RJ- Ginga) e representante do Intervozes.

14h às 17h – plenária de entidades para traçar propostas de ação

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^