Em Vitória da Conquista, Bahia, em virtude do aumento da tarifa de ônibus que passou a custar 1,70 (era 1,50) organizamos um movimento, composto por estudantes (principalmente da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e trabalhadores, para protestar contra o atual sistema de transportes. Realizamos, desde segunda-feira, dia 28, uma série de manifestações no terminal de ônibus (Av.Lauro de Freitas) parando os ônibus e panfletanto com o seguite MANIFESTO:

Aproveitando-se do recesso das atividades escolares e sem nenhum diálogo com a população, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou mais um assalto ao bolso daqueles que dependem do transporte coletivo. Enquanto o salário do trabalhador está congelado, os empresários do transporte público municipal passarão a lucrar ainda mais. Isso porque, a partir do dia 27 de janeiro, a tarifa passa a custar o preço abusivo de R$1,70.

A prefeitura Municipal, que diz oferecer um Sistema de Transporte público democratico e eficiente, revela mais uma vez a sua face autoritária, colocando-se contra a população pobre e explorada. Este é o quarto reajuste em menos de três anos. Apesar das propostas apresentadas e das melhorias divulgadas, o reajuste mostra-se injustificável! O que presenciamos até então é um sistema de transporte falido: grande período de espera por ônibus devido à frota insuficiente, inadequação da frota aos portadores de necessidades especiais, falta de segurança nas linhas, ônibus lotados nos horários de maior utilização pela população, entre outros problemas.

O conselho Municipal de Transito, que deveria representar os interesses da sociedade civil, constitui-se em uma farsa, visto que a maioria das deliberações são monopolizadas pelos empresários e representantes da prefeitura.

De acordo com a constituição, tanto o Estado quanto o Município têm obrigação de garantri o transporte de seus estudantes. Portanto a Administração Municipal tem o dever de bancar parte dos custos do sistema de transporte. Mas o que vemos até então é a total sumissão da Prefeitura aos empresários. Os estudantes e trabalhadores não podem aceitar mais um aumento abusivo. Vamos ocupar as ruas para defendermos os nossos direitos!

- Pela revogação imediata do aumento da tarifa;
- Aumento da frota de ônibus;
- Adequação dos veículos aos portadores de necessidades especiais;
- Transparência na prestação de contas do SINTRANS à sociedade;
- Pela legalização do transporte alternativo;
- Passe llivre para os estudantes e trabalhadores desempregados.

Nota assinada por:
MOVIMENTO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA


Queremos também relatar que quarta-feira à noite, um motorista agiu com brutalidade acelerando o ônibus que dirigia e quase atropelando os manifestantes; um fiscal da empresa, que incitou este ato, descutiu com alguns estudantes e quebrou uma câmera digital que filmava a cena. Nós ficamos revoltados e, apesar de reconhecer que muitos motoristas e cobradores apoiaram as nossas manifestações, repudiamos e denunciamos este ato ilegítimo deste motorista e deste fiscal.

O movimento não pretende parar, hoje, sexta-feira, teremos uma reunião para deliberar sobre o rumo das mobilizações.

Vitória da Conquista, 01 de fevereiro de 2008