14 fevereiro 2008

ESTUDANTES OCUPAM INCRA PARA DENUNCIAR DESCASO COM REFORMA AGRÁRIA

ESTUDANTES OCUPAM INCRA PARA DENUNCIAR DESCASO COM REFORMA AGRÁRIA
 
Trezentos estudantes de diversas universidades do Brasil ocuparam, hoje (14-02-2008) pela manhã, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Belo Horizonte. Os manifestantes entregaram carta que cobra posicionamentos do órgão público quanto à lentidão da Reforma Agrária, reivindica expropriação das terras com trabalho escravo e denuncia a violência e impunidade no campo. A carta-protesto também está sendo entregue em outras superintendências hoje, nas cidades de São Paulo-SP, Belém-PA, Natal-RN, Aracaju-SE, Rio de Janeiro-RJ, Cuiabá-MT, Salvador-BA, Porto Alegre-RS e Curitiba-PR.
 
Segundo o Fórum Nacional de Reforma Agrária, 2007 foi o pior ano para a Reforma Agrária no Brasil, nos últimos dez anos. O número de desapropriações foi baixo e, quando as terras são desapropriadas, não se oferece estrutura, os créditos são insuficientes e as famílias não têm acesso a serviços de saúde e educação adequados.
 
As estatísticas sobre a violência no campo também são alarmantes. De 1985 a 2005 foram cometidos 1426 homicídios ligados a conflitos agrários no Brasil, apenas 76 casos foram levados a julgamento. 16 mandantes foram condenados, mas nenhum está preso.  

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^