17 setembro 2008

Porque os Humanistas apoiam Evo Morales e o processo de transformações da Bolívia

1- Porque valorizamos a tentativa e a coragem do povo Boliviano de buscar novos caminhos, desde a eleição do primeiro presidente indígena, líder sindical cocaleiro e por todas as medidas tomadas desde o inicio do seu governo, tais como: a formação da Assembléia Constituinte, para promulgar uma Constituição Democrática, a Nacionalização dos hidrocarburetos, a devolução dos direitos aos povos indígenas, a reforma agrária, a proposta de incluir na nova constituição a renúncia à guerra como meio de resolver conflitos, entre muitas outras.

2-Porque entendemos que esse processo é antes de tudo um processo democrático e vai na direção da busca dos povos por autonima e por novos caminhos tratando de liberar-se do poder hegemônico imposto pelos Eua.

2- Porque em meio de uma forte turbulência social o governo segue pedindo tanto a aliados como a oposição que atuem de forma não violenta, quando a conduta que se considera "razoável e aceitável" é o uso da violência para manter o controle da situação (exatamente o que a oposição vem fazendo de forma indiscriminada) .

3-Porque além de ser um governo não-violento, aceita e valoriza a diversidade étnica e cultural, como ferramentas para a construção do diálogo e da paz.

4- Porque entendemos que esse processo não se opõe ao de nenhum outro país na nossa região (apesar da confusão midiatica de interesses ao que muitas vezes somos submetidos), pelo contrário favorece a integração latinoamericana e possibilita o fortalecimento político e econômico que nos permitirá decidir sobre nosso futuro.

5-Em relação ao episódio recente da expulsão do embaixador norteamericano em La Paz, vale destacar que foi um chamado a atenção de toda a comunidade internacional para que se impeça o intervencionismo norteamericano que está apoiando aos prefeitos que buscam a divisão da Bolívia promovendo a guerra civil.

Essa é uma época de mudanças, mas sobretudo é uma mudança de época. Nada mais poderá ser como antes, e ninguém mais poderá dizer com convicção que "a história acabou": ela está sendo feita agora mesmo. E não por heróis, mitos ou lendas, mas sim pelos povos.

Convocamos a todos para participar do Ato de Apoio nesta Quinta-feira, 18 de setembro de 2008, às 17h em frente ao consulado Boliviano ( Av. Paulista, no. 1439) aqui em SP.

Esse ato esta sendo convocado por MST, MTST, INTERSINDICAL, CONLUTAS, PASTORAL OPERARIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO, PSOL, PSTU e PCB.

Também estamos nos organizando para fazer seções de vídeos em Universidades com o tema da Bolivia.

Enfim, convocamos todos para participar desse importante ato de quinta para manifestar todo o nosso apoio ao governo de Evo e aos processos de transformação do nosso continente e nosso repúdio a todos os atos de violência incentivados pelo intervencionismo norte americano.

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^