10 setembro 2007

Ato dia 02 de Outubro

  DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA

Vamos lá pessoal!!! Recife já se somou, vamos tentar fazer esse ato em todo o país!!! Falta menos de um mês, então vamos lá!!!!...

A Data

No dia 2 de outubro de 2007 começa-se a celebrar em todo o mundo o *Dia Internacional da Não Violência* por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas. Essa data foi escolhida, pois nesse dia nasceu Mahatma Gandhi.

A proposta humanista para esse dia

Propomos organizar diversos atos ao redor do mundo.
Sabemos que um dia no ano não é nada para um mundo onde reinam a violência e a intolerância, mas justamente por isso, queremos aproveitar essa data para juntar os milhares de amigos que ao redor do mundo que acreditam na não violência como forma de atuação.

O que é para nós humanistas a Não Violencia

Para a nós a não violencia é um método de ação que consiste em dar respostas aos diferentes conflitos sociais de forma não violenta. Entendemos a amplitude da violência hoje, e vemos como ela permeia nosso pensamento, nosso sentimento e nossa ação e tratamos de levar a não violencia desde o individuo até toda a sociedade (e vice versa).
Para isso fazemos trabalho interno de autoconhecimento e organizamos ações em diferentes áreas do fazer humano, repensando e tratando de colocar em prática todas as possibilidades de ações não violentas nas áreas da educação, saúde, economia, trabalho, política, etc.

Guias da Não Violência

Os 3 principais guias que nos inspiram são Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Silo, personagens de diferentes épocas que levaram e levam a não violencia em seu coração e deixando ao mundo exemplos inspiradores de que outra realidade é possível.


 

Formato dos atos

Estão previstos atos que em mais de 300 cidades do mundo.
Os atos consistirão basicamente em reunir pessoas e organizações, que trocarão experiências e terão a oportunidade de se conhecerem melhor. Acontecerão apresentações artisticas e culturais, exibição de vídeos sobre a não violência e a formação do símbolo pela não violência.

O Símbolo

Símbolo criado por um humanista húngaro representa basicamente o  ser humano e sua corência interna (círculo de dentro) e o universo e sua corência externa (circulo de fora), conectados (semi circulos), gerando a espiral do redemoinho que representa o universo em andamento.
A porposta para os atos é que façamos esse símbolos na maior quantidade de lugares possíveis e que eles sejam formados pelas próprias pessoas, carregando luzes, tochas ou algo que produza efeito visual.

No Brasil

No Brasil já estão confirmados os atos nas seguintes cidades:

São Paulo
Praça da República a partir das 17:30h.

Rio de Janeiro
Cinelândia, a partir das 16h.

Curtitiba
Boca Maldita, a partir das 17h.

Recife

Praça Marco Zero,(horário a confirmar)

Organize na sua cidade também!!!
Informações:
nao_violencia@yahoo.com.br



O que nos anima é construir uma sociedade onde os iguais direitos, estejam acompanhados de iguais oportunidades para todos.

O que nos indigna são as condições sub-humanas que milhões de seres humanos se encontram hoje.

O que nos inspira é a possibilidade de gerar união, verdadeira solidariedade e a referência de que outra realidade é possível.

O que queremos é um mundo não violento distante das ameaças e do medo constante, onde cada um de nós possa mostrar o seu melhor e aprender com o melhor do outro.

A tua ação é muito importante, por isso te convidamos
a participar da grande celebração mundial do dia 2 outubro,
que nesse ano de 2007 passa a ser reconhecido pela ONU como
 Dia Internacional da Não Violência.


 

__,_._,___

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^