29 maio 2008

Cartaz da Campanha contra o Escudo Espacial Europa

Cartaz da Campanha contra a instalação do Escudo Espacial Europa na Polônia e na Rep. Checa.

Continue lendo...

Europa diz não ao "escudo espacial"

  Declaração do Porta-voz Europeu apelando à solidariedade europeia com Jan Tamas e outros ativistas em greve de fome para denunciar à instalação de uma base radar dos EUA na República Checa.  

Jan Tamas (porta-voz do Movimento de Oposição às bases radar) e Jan Bednar com os meios de Comunicação Social em Praga, República Checa.   Tamanho do texto  + A  - A Apresentado como um sistema de defesa contra os possíveis ataques de mísseis iranianos, o projecto dos Estados Unidos NMD – sistema missilístico nacional, conhecido como "escudo espacial", é, na realidade, uma arma ofensiva e aponta à militarização e ao controlo do espaço. Como sustém Noam Chomsky, "a instalação por parte dos Estados Unidos de um sistema de defesa missilístico na Europa Oriental é praticamente uma declaração de guerra, um instrumento para o domínio global".

O projecto está rodeado de mistério com acordos secretos entre os Estados Unidos e diferentes países europeus, deixando de lado a opinião pública e os próprios parlamentos. A Europa não conseguiu dar uma resposta unitária, coerente e não violenta à política agressiva dos Estados Unidos e a sua inércia contribuiu para empurrar a Rússia, que se sente directamente ameaçada pelo projecto norte-americano, para o caminho do rearmamento, recreando uma atmosfera de "guerra fria".

Num momento de crise económica mundial, onde até o custo dos alimentos cresce incrivelmente e se privatiza perigosamente a educação e a saúde, é uma loucura gastar milhões de euros com a guerra e a produção de novas armas. Num momento tão difícil da história mundial, a Europa não deve apoiar nenhuma política que empurre o planeta para a catástrofe: aqui está em jogo a vida de milhões de pessoas. Está em jogo o próprio futuro da humanidade. Não podemos permitir aos nossos políticos que apoiem a absurda intenção dos Estados Unidos de transformar a Europa num teatro de uma possível guerra nuclear.

Justamente nestes dias, a Europa está a assistir com silencioso consenso à ocupação militar que os Estados Unidos estão a fazer na República Checa. Expressamos a nossa solidariedade com o humanista Jan Tamas que, na República Checa, começa uma greve de fome para pedir que seja respeitada a vontade de 70% da população e que o tema da instalação de uma base militar dos Estados Unidos em território checo seja decidido democraticamente através de um referendo.

Pedimos, portanto, a cada Governo e ao Parlamento Europeu que tomem uma posição clara e decidida, negando-se a apoiar o projecto do escudo espacial porque põe em perigo a paz e a coexistência dos nossos povos.

Não queremos novas bases militares de potências estrangeiras no território europeu nem a ampliação das que já existem. Queremos a eliminação de todos os arsenais nucleares.

 
Giorgio Schultze
Porta-voz Europeu do Novo Humanismo




NO RADAR: ONLINE PETITION
www.nenasili.cz

Continue lendo...

Vídeos dos Atos contro o Escudo Espacial Europa

Vídeos de alguns dos atos e dos militantes em greve de fome contra a instalação do Escudo Espacial na República Checa:
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Saiba mais sobre o que estamos lutando:
 

ansa.it - Ansalatina - REPÚBLICA TCHECA: APROVADO PROTOCOLO DE ...

O projeto norte-americano de escudo espacial compreende também a instalação de mísseis interceptadores na Polônia, para a defesa norte-americana contra Irã ...
www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/mundo/20080521195334657458.html -

O escudo defensivo dos EUA na Polônia e na República Tcheca ...

DW-WORLD: Merkel discute escudo defensivo dos EUA em visita à Polônia ... Especial. Europa e América Latina Dois extremos unidos e separados pela história, ...

GalizaCig / Actualidade - A Europa e Bush

Bush hostilizou a Rússia, quando o interesse da Europa é buscar fórmulas de ... Com um escudo espacial, os Estados Unidos poderão disparar e enfrentar ...
www.galizacig.com/actualidade/200106/correio_a_europa_e_bush.htm -
 

República Tcheca aprova protocolo de escudo espacial dos EUA ...

República Tcheca aprova protocolo de escudo espacial dos EUA ... parte do escudo espacial que os Estados Unidos planeja instalar na Europa. ...
www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/05/21/Mundo/Republica_Tcheca_aprova_protocolo.shtml -

BBCBrasil.com | Reporter BBC | Otan aprova proposta de escudo ...

Otan aprova proposta de escudo antimísseis dos EUA na Europa ... será nesta quinta-feira, na sessão especial dedicada à missão da Otan no Afeganistão. ...
www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080403_otaneuaxrussia_pu.shtml - 41k -

Folha Online - Mundo - Otan diz apoiar escudo antimísseis ...

Otan diz apoiar escudo antimísseis americano na Europa ... Especial. Leia o que já foi publicado sobre o escudo antimísseis americano ...
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u304416.shtml - 28k -

Continue lendo...

REUNIÃO COMITÊ do I Fórum da Mídia Livre

REUNIÃO COMITÊ EXECUTIVO RIO - I Fórum Rio da Mídia Livre
nesta sexta, 30 de maio, às 18h30 na Escola de Comunicação da UFRJ.
Local: Anexo Gabinete da Direção. Av. Pasteur, 250  ou entrada ao Lado do Hospital Pinel Tel. 38735067

Continue lendo...

27 maio 2008

Ato em em solidariedade às mulheres do MS

ATO DE SOLIDARIEDADE ÀS MULHERES
DO MATO GROSSO DO SUL!
 
No dia internacional da saúde das mulheres, um ato de protesto e solidariedade será realizado em frente ao
Tribunal de Justiça, em São Paulo, para lembrar que aborto é questão de saúde pública, não é caso de polícia!!
 
Venha defender a democracia: hoje são elas,
amanhã pode ser você!!

28 de maio, 15h, em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, na Praça da Sé s/n, ao ldao da OAB.

__,_._,___

Continue lendo...

Carta dos Porta-vozes sobre a Campanha Mundial

Campanha mundial contra o projeto de "escudo espacial" e para o desarmamento proporcional e simultâneo.

O projeto de DMN dos Estados Unidos das Américas - seu sistema de defesa de mísseis nucleares - é um projecto muito complexo que envolve a produção de novas armas e E.U. a instalação de bases militares em diferentes partes do planeta. Em especial, na Europa, o primeiro passo é instalar um sistema de radar na República Checa, assim como uma base de interceptação de mísseis na Polônia.

É evidente que as reações dos governos da Rússia e da China recriam uma atmosfera de "guerra fria". As tensões internacionais estão aumentando e uma nova corrida armamentista (tanto convencionais e nucleares), foi reiniciada.

Ainda que o projeto da Administração Bush seja apresentado como uma defesa contra a ameaça dos mísseis do Irão ou da Coréia do Norte, nós o vemos como uma primeira arma de ataque para permitir aos E.U.A iniciar um ataque nuclear contra qualquer país do mundo. A instalação deste sistema é o primeiro passo para ganhar controle militar sobre o espaço. Tal como Noam Chomsky argumenta, "a instalação por parte dos Estados Unidos de um sistema de defesa antimísseis no Leste Europeu é praticamente uma declaração de guerra, um instrumento de dominação mundial."

Estamos solidários com os dois corajosos jovens humanistas Checos Jan Tamas e Jan Bednar, que desde 13 de maio de 2008 se encontram em greve da fome em Praga, para pedir que a vontade dos dois terços da população checo seja respeitada e que o assunto de instalar uma base militar dos E.U.A em território checo se submetta a um referendo, instrumento essencial de toda democracia real. Muitos outros estão se unindo a seu protesto em toda a Europa e em todo o mundo, através de jejuns, diversas ações de protesto e organizando ações comuns mais enérgicas

Num momento de crise mundial, em que milhões de seres humanos carecem da possibilidade de alimentar-se, é irresponsável gastar centenas de milhares de milhões de dólares com a guerra e com a produção de novas armas. É aberrador o aumento dos gastos militares nos últimos tempos, assim como o acordo da OTAN com os E.U.A no seu projeto belicista.


Em um momento tão difícil na história mundial, as pessoas comuns não apoiam nenhuma política que empurre o planeta para a catástrofe. Deve converter-se em tarefa de cada pessoa corajosa o fazer todo o possível para evitar uma possível guerra nuclear e, portanto, impedir ao Governo dos Estados Unidos das Américas o controle militar e nuclear sobre o espaço.


Além disso, parece-nos uma piada e uma grosseira manipulação por parte de grandes instituições financeiras, como o Banco Mundial, liberar várias centenas de milhões de dólares para estabilizar os preços dos alimentos, sabendo que esses montantes não constituem nem o 0,1 por cento dos gastos anuais mundiais para armamentos! É tempo para que todos os povos do mundo peçam com força para que esta vergonha se acabe e para que a produtividade e a criatividade da espécie humana sejam investidas em superar a dor eo sofrimento humano, em vez de produzir ganhos para uma minoria que agora pretende ter o total controle sobre o planeta.


Apelamos a cada um dos governos do planeta para que tomem uma posição clara e decidida, negando-se em apoiar o projeto do escudo espacial porque ameaça a paz e a convivência dos povos da nossa terra e porque ameaça até mesmo a própria sobrevivência da nossa espécie. Pedimos que cada governo do mundo expresse seu rechaço decidido à tentativa do governo dos E.U.A. de dominar todo o planeta e a humanidade inteira e que estes se ponham de acordo com um plano de desarmamento proporcional e simultânea entre os diferentes países do mundo.


Não queremos novas bases militares ou ampliação das já existentes, nem na Europa nem em outras partes do mundo. Queremos a eliminação de todos os arsenais nucleares, como um primeiro passo para o desarmamento total do nosso planeta.


É tempo de realizar o sonho milenário dos melhores dos nossos antepassados, é hora de ouvir as vozes dos bilhões de homens e mulheres da nossa terra: que as melhores aspirações dos seres humanos sejam realizadas e que, finalmente, a não-violência seja o comportamento dominante, e se faça a paz.

27 de maio de 2008

Giorgio Schultze
, Itália
Europeu porta-voz do Novo Humanismo

Ivan Andrade
, Moçambique
Porta-voz do Humanismo em África

Chris Wells,
E.U.A.
Porta-voz do Novo Humanismo na América do Norte

Sudhir Gandotra
, a Índia
Porta-voz do Novo Humanismo na Ásia-Pacífico

Tomas Hirsch

Porta-voz do Humanismo na América Latina


Como primeiro passo, convidamos todos os simpatizantes a assinar a petição on-line, que é encontrado em www.nonviolence.cz.
Até o momento existem cerca de 17 000 assinaturas de todos os países do mundo fora os da República Checa, e certamente nós podemos aumentar muito esse número se levantarmos esta questão como um dos aspectos prioritários em todas as partes do mundo.

Continue lendo...

Dia de Mídia Ativista

 

 

1º Dia de
Mídia Ativista

:: dia 8 de junho a partir das 14hs ::

 
As propostas deste dia são fortalecer e inspirar iniciativas de mídias que promovam a difusão de toda informação que inspire o protagonismo e a organização de pessoas comuns através da não-violência.
 
Atualmente, vemos uma mídia que prioriza a banalidade e a secundariedade, manipulando toda população para o consumismo e o absurdo e gerando, assim, mais individualismo e violência. O Encontro de Mídia Ativista parte dessa necessidade, que hoje se faz urgente, de difundir inciativas que valorizem a vida e o ser humano.

Programação do dia
 
14hs - Exposição de vídeos, revistas, zines, etc / Recepção e introdução sobre mídia ativista
15hs - Oficinas: audio, audiovisual e mídia impressa
17hs - Bate-papos: sobre a distribuição das mídias
17:40hs - Conclusões gerais dos bate-papos / Apresentação da proposta da Rede de mídia Ativista / Organização do próximo Dia de Mídia Ativista
18:30hs - Fechamento com apresentações de vídeos, exposição e muito mais

 
Você sabia que 8 grupos econômicos controlam toda a mídia no Brasil?

 
Participe!
Seja a mídia!
Faça a mídia!

www.remativista.tk



.

__,_._,___

Continue lendo...

26 maio 2008

REUNIÃO ASSEMBLÉIA POPULAR - 08 de JUNHO

O Núcleo Aparecida Jerônimo, através da Assembléia Popular: Mutirão Por Um Novo Brasil convida Todas e Todos, para reunião sobre a Campanha Pela Redução da Tarifa de Energia.

 Será uma reunião aberta a população do em torno e a quem mais quiser se somar.   (convite em arquivo anexo)

 Dia: 08/06/2008 as 17horas

Local: Centro Popular de Direitos Humanos Frei Tito

Rua Jacinto Paes, n. º 57- Altura do n. º 3.927 da Av. Cupecê

 

Continue lendo...

Unidades da USP não suspendem atividades e ignoram o V Congresso

Unidades da USP não suspendem atividades e ignoram o V Congresso
http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19884330.html

Reitoria da USP quebra acordo de desocupação
http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19734369.html

Sem funcionários não há congresso. Sem congresso...
http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19722606.html
 

"DCE não tem envergadura moral e política para criticar essa decisão do Sintusp"

http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19801053.html

 Nota Pública do DCE da USP: Pela liberação dos funcionários para realização do V Congresso da USP

http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19775491.html


V Congresso e Movimento Estudantil da USP
http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19297844.html

Funcionários não irão ao Congresso se não forem dispensados

http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19653559.html

Relatoria da 7ª reunião do GT V Congresso

http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-19399488.html

O 5º Congresso da USP está aí e o que vamos fazer?

http://forumdaocupacao.over-blog.com/article-17737154.html

Continue lendo...

20 maio 2008

Carta de Apoio de Noam Chomsky

Dois humanista da República Tcheca inciaram uma greve de fome em protesto à instalação do sistema de mísseis de defesa por parte dos Estados Unidos. Essa manifestação não violenta, tem sensibilizado pessoas no mundo todo. No link a seguir pode-se ler um pouco mais a respeito. Abaixo segue a carta recebida de Noam Chomsky.

http://www.nenasili.cz/es/1105_noam-chomsky-apoya-la-huelga-de-hambre-de-jan-tamas-y-jan-bednar

Gostaria de expressar meu forte apoio e grande admiração para os dois valentes humanista tchecos, Jan Tamas e Jan Bednar, que iniciaram uma greve de fome em protesto aos planos dos EUA de estender o sistema de "mísseis de defesa" na República Tcheca, mesmo sofrendo objeção da maioria da população. Ponho as palavras "mísseis de defesa" entre aspas, porque se sabe através dos analistas de estratégia de todos os bandos, que mesmo com todos os cuidados são armas ofensivas. Nas palavras da principal agencia de investigação afiliada ao Pentágono, a corporação Rand, este não é simplesmente um escudo, senão um facilitador de ação para os EUA. Respaldando o que é de público conhecimento o proeminente analista de estratégias Lawrence Kaplan escreve que "a defesa de mísseis tem a ver com a habilidade dos EUA exercer seu poder no estrangeiro. Não se trata de defesa. Se trata de ofensiva e é exatamente por isso que o precisamos".Também se sabe, pelos analistas dos Eua que se o sistema esta localizado no leste europeu, é potencialmente uma ameaça a força disuasória da Rússia, que reagirá, assim como ja começou a fazer, expandindo sua própria capacidade militar. Este desenvolvimento perfeitamente previsivel incrementaria significativamente a ameaça de uma guerra nuclear terminal. Por essas razões a honrável e valente ação de Jan Tamas e Jan Bednar poderão, espero, alentar a outros a garantir que se realize um referendum e que esses acontecimentos tão ameaçadores sejam finalizados.

N. Chomsky

Continue lendo...

19 maio 2008

Pedido de Apoio a Greve de Fome dos Humanistas da Rep. Checa

Informe sobre a Campanha "Gerra das Galáxias"
 
Tami e Honza estão no sétimo dia de Greve de fome, por agora estão bem ainda que começaram a ter algumas moléstias, porem estão convencidos de continuar enquanto seu protesto não seja escutado.
 
Os meios de comunicação reagiram, em primeiro lugar, com uma campanha contra nós, degradando a campanha.
Ontém com um bom serviço na TV nacional. A sensação é que não sabem o que fazer agora.
 
Recebemos mensagens de apoio de todo o mundo, inclusive de Noam Chomsky:
 
Na Europa o protesto já começou em muitas cidades:
 
Muitos nos perguntam de que maneira podem apoiar. Pensamos que uma campanha tão grande, que se move para evitar o desastre nuclear, necessita do esforço e da criatividade de todos, necessita que se desenvolva no país de cada um e não só como apoio a República Checa.
 
Em todos os casos seria um apoio interessante se:
- todos os organismos e frentes enviem as cartas de protesto que estão circulando
- os Humanistas enviem um telegrama ao governo de seus países pedindo sua intervenção e que se posicionem  sobre  este tema.
- aumentam notávelmente o número de assinaturas online aqui:  www.nonviolence.cz
 
Também é muito útil receber fotos e informes das atividades eventuais que estão sendo realizadas, assim como mensagens de apoio de outras organizações e/ou de personalidades.
 
Estamos atualizando diariamentes as últimas  informações neste website: http://nenasili.cz/es
 
 
Indubitávelmente a campanha pelo desarmamento nuclear se desenvolverá amplamente nos próximos meses, mas se queremos "usar" o esforço dos nossos amigos, temos que fazê-lo nas próximas horas.


Informe para poneros al día sobre la campana contra la "guerra de las galaxias".

Tami y Honza están en el settimo día de huelga, por ahora etán bien aunque empiezan a tener algunas molestias, pero están convencidos de continuar mientras su protesta no sea escuchada.

Los medios de comunicación han reaccionado en primer lugar con una campana contra nosotros. Luego degradando la cosa. Ayer con un buen servicio en la TV nacional. La sensación es que no saben qué hacer ahora .

Recibimos mensajes de apoyo de todo el mundo. Interesante aquel de Chomsky.
http://www.nenasili.cz/es/1105_noam-chomsky-apoya-la-huelga-de-hambre-de-jan-tamas-y-jan-bednar
 
En Europa la protesta se ha iniciado en muchas ciudades.
http://www.nenasili.cz/es/1087_campaña-en-europa

Muchos nos preguntan de qué manera pueden apoyar. Piensamos que una campana tan grande, que se mueve para evitar el desastre nuclear, necesita del esfuerzo y la creatividad de todos, necesita que se desarrolle en el País de cada uno y no sólo como apoyo a la República checa.

En todos los casos sería un apoyo interesante si:
- todos Organismos y frentes mandan las cartas de protesta que han circulado
- los humanistas mandan un telegrama a su propio Gobierno pidiéndole su intervención y que se posicione sobre este tema.
- aumentan notablemente el número de las firmas online.  www.nonviolence.cz
Muy útil es también recibir informaciones breves con foto de eventuales actividades que se están realizando, mensajes de apoyo también por parte de otras organizaciones y personajes.

Siempre tratamos de tener al día las informaciones en el web: http://nenasili.cz/sp
 
Indudablemente la campana por el desarme nuclear se desarrollará ampliamente en los próximos meses, pero si queremos "usar" el esfuerzo de nuestros dos amigos, tenemos que hacerlo en las próximas horas.

Continue lendo...

Fotos e Vídeos da Mesa Redonda de Apoio a Bolívia

Enviamos fotos da atividade de Apoio a Bolívia que realizamos no RJ dia 12 de maio, com a presença da consulesa da Bolívia, abaixo enviamos fotos e vídeos do eventos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
En el 12 de mayo hicimos una actividad en apoyo a Bolivia en Rio de Janeiro, con la presencia de la cónsul de Bolivia . Aqui envio los links para ver algunas fotos y videos en el youtube sobre el tema.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Vídeos youtube
01:31
MESA REDONDA SOBRE A INTEGRÃÇÃO LATINO-AMERICANA E A BOLIVIA ,
APRESENTAÇÃO DA MESA
 
01:11
CÔNSUL DA BOLIVIA: APRESENTAÇÃO.
 
02:10
MAROLY: O HUMANISMO
12-05-2008 ,RJ BRASIL
 
00:56
MAROLY: O HUMANISMO
 
02:32
MAROLY -MH- BOLIVIA E A INTEGRAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=9_W-d5oPJYk
 
 
01:13
CÔNSUL DA BOLIVIA:INTEGRAÇÃO DOS POVOS.
http://www.youtube.com/watch?v=r1E6S5sa0OY
 
01:22
CASSIA:INTEGRAÇÃO E EDUCAÇÃO
 
00:37
 

Continue lendo...

Fórum de Mídia Livre - 14 e 15 de junho

 

Jornalistas, acadêmicos e ativistas pela democratização da comunicação divulgaram no início de abril manifesto em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação. O manifesto, resultado de reunião promovida em São Paulo em março, lança as bases para a organização do I Fórum de Mídia Livre.

Atenção: em decisão coletiva, os coordenadores mudaram a data do evento, passando da data anterior (17 e 18 de maio) para 14 e 15 de junho de 2008, no mesmo local.

O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de junho de 2008 na Escola de Comunicação da UFRJ e as inscrições estão abertas (clique aqui).

Manifesto da Mídia Livre (em construção)
Jornalistas, acadêmicos e ativistas pela democratização da comunicação divulgaram no início de abril de 2008 manifesto em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação. Resultado de reunião promovida em São Paulo em março do mesmo ano, o manifesto lança as bases para a organização do Fórum Mídia Livre. Confira a íntegra aqui.

Continue lendo...

16 maio 2008

Movimentos lançam campanha contra abusos na tarifa de energia

Vídeo e novo panfleto destacam as questões mais importantes da campanha nacional pela redução da tarifa de energia, uma das principais mobilizações em 2008.

A Campanha Nacional pela Redução da Tarifa de Energia conta com dois novos materiais para fortalecer os debates e articulações em torno do tema.

A campanha já conta com um vídeo de cerca de 2min30s, dedicado a denunciar o alto preço pago pela população brasileira para ter acesso à energia elétrica, classificando-o como "um roubo".

Além disso, o vídeo apresenta outras discussões fundamentais da campanha, a exemplo da baixíssima tarifa paga pelos grandes usuários, como a Companhia Vale do Rio Doce. O vídeo mostra que, embora conte com lucros da casa dos bilhões de reais, a Vale paga uma tarifa muitas vezes menor do que a cobrada das famílias brasileiras.

O material está disponível para ser assistido no Youtube, e os interessados em obter uma cópia em DVD devem escrever para a secretaria operativa da Assembléia Popular (plebiscitoalcasp@yahoo.com.br).

 

Continue lendo...

2º Acampamento de Formação para Militantes

Nos dias 31/05 e 01/06, sábado e domingo, estaremos realizando o segundo Acampamento de Formação em Caucaia, no estado de SP.
O acampamento será aberto a interessados em geral e é uma boa oportunidade para todos que têm interesse em conhecer mais sobre o Movimento, pois teremos alguns bate-papos, oficinas e seminários curtos de esclarecimento sobre o Humanismo e também com saraus, roda de violão, poesias, apresentações culturais, show de mágica, etc.
O ponto alto será no sábado, 18hs, onde estará passando o segundo vídeo das transmissões mensais de SILO, e o tema será sobre a Experiência.
Para esta primeira transmissão já estão confirmadas cerca de 140 pessoas, muitas de outras cidades e estados, e para o acampamento umas 30 pessoas, e vai rolar uma formação política-ideológica sobre o Humanismo.
Estaremos saindo sábado de manhã e retornando no domingo a tarde, e o ônibus saíra próximo do metrô Jabaquara.
Quem tiver carro pode ir direto ao local, neste link tem o mapa - http://www.parquecaucaia.org/mapa.asp

Quem estiver a pé, estamos alugando um ônibus para o dia, neste caso o custo será rateado.

Mais informações:
Confirmações com Natália
(11) 8544-2489

Saudações Revolucionárias!!!!

Continue lendo...

Próximo Encontro da Juventude em SP

A reunião é aberta para todos os conselhos de base e estaremos discutindo os seguintes temas.
 
- Organização do 2º Acampamento de Formação para Novos Membros
- Qual será nossa participação nas eleições municipais deste ano.
- Preparar Caravana de Mobilização para os fóruns em Curitiba e Buenos Aires.
- Apoio a campanha pela redução das tarifas de energia.
- Organização de grêmios estudantis e CA´s em São Paulo.
- Elaborar o calendário de mobilizações e manifestações.
- Outros temas que surjam na própria reunião.
 
Reuniões da Juventude
Data: próximos sábados deste mês de Maio.
Horario: 18hs
Local: Jabaquara / SP.
Contatos: (11) 8202-2357 ou 9318-7781
 
Obs - Caso tenhamos pessoas de outras cidades ou estados,
podemos nos conectar virtualmente por chat via yahoomessenger
ou msn no mesmo dia, desde que avisados previamente.

Continue lendo...

15 maio 2008

2ª Transmissão - SILO e a Experiência

Abaixo enviamos o link para assistirem o extrato de 03 minutos sobre
a próxima transmissão de SILO que realizarem em Caucaia no dia 31 de maio.
 
Chegou hoje, e assim que tivermos a versão em português estaremos
reenviando a todos.
 
Silo y La Experiencia / extracto 
Comentarios de Silo, Centro de estudios, Punta de vacas 2008.
 
 
Para downloads como wmv ( 39 megas) podem acessar:

Continue lendo...

Ação coletiva no centro de São Paulo

Cansado de ver a devastação no centro de São Paulo com as ações excludentes da prefeitura de são paulo, o P.I. (Polítca do Impossível) e FCV (Forum Centro Vivo) convidam a todos para participar do ato para refletirmos e compartilhar histórias, conhecimentos e práticas no bairro nova luz. A higienização não pode continuar.

Dia 15/05, quinta-feira. Concentração às 18h, na Estação da Luz (Rua Mauá, em frente a Rua Casper Líbero) Traga velas, lamparinas, luminárias ou lanternas. Não esqueça! Faça o percurso até o local do encontro com sua luz própria acesa!

Entenda a Questão do bairro da Luz: Operação de Limpeza social vai desapropriar imóveis do centro de São Paulo | PM e prefeitura fazem nova ação na cracolândia | Projeto Nova Luz é 'privatização' do centro de São Paulo | Uma Berrini na Cracolândia? | Exodus 3.5 - Rumo à Nova Cracolândia | Intervenções na Nova Luz completam um ano | Movimentos denunciam a "limpeza social" em São Paulo | Setor imobiliário nacional atrai mais investidores estrangeiros

Continue lendo...

Assine Petição on line - Contra Barragens no Ribeira!

Caros conhecidos, colegas, amigos

Este é um abaixo-assinado eletrônico que visa acumular o máximo de
assinaturas contra a construção de barragens no rio Ribeira de Iguape,
Vale do Ribeira (SP-PR). Este é o último rio de médio/grande porte do
estado de São Paulo que ainda não foi represado. Dependendo do número
de assinaturas, a petição on line terá um importante papel nesta luta.

Leia o texto, se informe e assine a petição:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/635

Informações adicionais:
http://terrasimbarragemnao.blogspot.com

Todos que assinam esse documento, população do Vale do Ribeira e
interessados na região, vêm requerer destes órgãos que não seja
aprovada a instalação da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto no Vale do
Ribeira, em uma região com áreas reconhecidas como Patrimônio Natural
da Humanidade.

A construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto, há vinte anos, faz
parte dos planos da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa do
Grupo Votorantim, de propriedade do empresário Antônio Ermírio de
Moraes. Sua instalação é almejada para o rio Ribeira, na divisa entre
os estados de São Paulo e Paraná. Este é o único rio de médio ou
grande porte do estado de São Paulo sem barragem.
Este empreendimento esta previsto em um local de relevo cárstico
caracterizado pela presença de cavernas por onde a água passa através
de condutos subterrâneos fazendo com que a água escape, podendo haver
refluxo em cavernas mesmo fora da área do reservatório, devido à
comunicação subterrânea entre estas cavidades naturais. Em sua
construção ao menos uma caverna certamente será alagada. Ainda que
exista um decreto proibindo, entre outros usos, o alagamento de
cavernas, este decreto esta sendo revisto para que apenas cavernas
"prioritárias" atendam a este decreto. Assim cabe também ao ICMBio e
MMA opinarem sobre este caso.

Além disso, na área a ser alagada há um passivo ambiental deixado por
outra empresa, um estoque de chumbo que poderá contaminar a água do
rio Ribeira de Iguape, e toda a população que vive dele. População
esta, composta em grande parte de quilombolas, caipiras, caiçaras e
índios, agricultores e/ou pescadores que dependem deste rio para sua
sobrevivência, diferente da CBA que precisa das mesmas águas APENAS
para gerar energia barata para sua empresa. É neste ponto em que se
estabelece um conflito de uso. Sendo a água um recurso de domínio da
união cabe a ANA a decisão de aprovar ou não a outorga de uso destas
águas ao grupo Votorantim. No processo de licenciamento ambiental em
andamento, o IBAMA já emitiu um parecer favorável à construção da UHE
de Tijuco Alto, mas ainda não emitiu a licença prévia deste
empreendimento.

Considerando todo o exposto, visto nossos argumentos e órgãos
envolvidos no processo de licenciamento ambiental, os abaixo assinados
requerem que a construção da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto não
seja permitida.
.

__,_._,___

Continue lendo...

14 maio 2008

Humanistas realizam Greve de Fome

Ontem as 11h00 os Humanistas Jan Tamas e Jan Bednar
começaram um Greve de Fome em Praga contra o Radar dos EUA na
República Checa.

A Notícia foi difundida numa coletiva de imprensa na qual participaram
jornalistas locais e internacionais.

Agregamos fotos do novo local que os humanistas checos arrumaram para
realizar este protesto.

Neste site está sendo realizado um abaixo assinado virtual para barrar
a construçao do Escudo Espacial Europa : www.nonviolence.cz

Continue lendo...

12 maio 2008

FEDERALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

ENCONTRO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PELA FEDERALIZAÇÃO DA

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Uma vez que a média de anos de estudos das pessoas de 17 a 24 anos de idade da Região Sudeste do Brasil é de 8,7 anos, correspondendo tão somente ao Ensino Fundamental; e que só no ano de 2007 foi instalada uma universidade pública no ABC paulista, que garante apenas 1500 vagas para os 2.354.722  habitantes da região.

Considerando que no estado de São Paulo só contamos com três universidades públicas e que as mesmas são freqüentadas por mais de 80% de jovens vindos do ensino particular, com a melhor renda per capta do país e, mesmo assim, atendem somente um número reduzido de jovens.

Vemos a urgente necessidade da garantia do ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos.

Ao mesmo tempo, a Fundação Santo André é uma Faculdade Municipal (ou seja, PÚBLICA), que desde sua criação cobrou mensalidades baixas sempre abaixo do salário mínimo para apenas manter seus custos de manutenção, fornecendo ensino de excelente qualidade, do qual se beneficiaram os filhos dos assalariados e trabalhadores de toda a região do ABC; e por sua vez contribuiu e muito para a formação oficial dos jovens da região, bem como de toda a Grande São Paulo, com o  oferecimento de bons professores (em média 1200 por ano) às redes de ensino público e privado.

Mas, desde 2002 este patrimônio vem sendo destruído: acabaram-se os subsídios públicos, que muito contribuíam para as baixas mensalidades; hoje os gastos administrativos somam de 45 a 60% das receitas das mensalidades; o aumento dos juros bancários pagos pela instituição é de 5162%; existe uma cerrada perseguição política aos professores que discordam da forma de administrar o "Centro Universitário"; e os cursos foram totalmente precarizados, ao ponto de no ano de 2008 dos 11 cursos de Licenciatura somente 3 abrirem primeiros anos.

Estas práticas que visam a privatização completa da educação e seu sucateamento (ensino à distância, salas e laboratórios lotados e precários, projetos pedagógicos voltados ao lucro e não ao ensino, à pesquisa e à extensão) são implementadas à partir de ordens diretas do Banco Mundial/FMI, cujos agentes no país são o MEC, e os Governos Federal, Estadual e Municipal.

Diante desta situação caótica em que se encontra a FSA e o ensino público do país Nós Estudantes e Professores do Centro Universitário Fundação Santo André convidamos a todos para participarem do Encontro em Defesa de Educação Pública e Pela Federalização da FSA que faremos realizar no próximo dia 17 de maio de 2008 das 9h às 18h, para traçarmos  perspectivas de garantir o ensino  público, gratuito e de qualidade para todos.

Continue lendo...

Projeto Cinemativa - Entrevista com Milton Santos

Projeto Cinemativa: **Entrevista com Milton Santos*

*O documentário *O Mundo Global Visto do Lado de Cá *revela a globalização a
partir da visão do professor Milton Santos, grande pensador, considerado por
muitos o maior geógrafo brasileiro, que foi um crítico da globalização
perversa e o único estudioso, fora do mundo anglo-saxão, a receber o Prêmio
Vautrin Lud, o equivalente ao Nobel na geografia.

De Silvio Tendler. Brasil, 2007.
*21/5*, 19h. Grátis. [livre] *Sesc Madureira*

Apresentação: *Neide Diniz *

*Que tal saber um pouco mais?*

*Contamos com a sua presença!*

SESC Madureira - Rua Ewbanck da Câmara, 90 Madureira

Horário: 19:00 horas

Classificação etária: Livre

Entrada Gratuita

Continue lendo...

14/05 - Reunião da Assembléia Popular

a próxima reunião da Assembléia Popular SP será
dia 14 de maio, quarta-feira, no SASP,
rua da Glória, 246, 3º andar, próximo ao metrô Liberdade.
 
Pauta:
- Campanha pela redução da tarifa de energia
- Jornada de lutas

Continue lendo...

09 maio 2008

Dia do Envolvimento Humano

É com grande alegria que enviamos o convite do 1º Dia do Envolvimento 
Humano, que acontecerá no Caps Itapeva no dia 17 de maio!

Segue abaixo o Blog com a programação completa e o convite!
Pedimos que divulguem para os amigos e interessados!

Veja a programação completa http://www.envolvimentohumano.tk

Continue lendo...

Ato São Paulo pra debaixo da Ponte

São Paulo pra debaixo da ponte
 Neste sábado, 10 de maio, a cultura do individualismo e da segregação será homenageada em São Paulo.  O ato na inauguração da ponte jornalista Octavio Frias representa a insatisfação da população com o símbolo máximo da São Paulo higienista, especuladora, corrupta e voltada ao transporte individual.
 
O "Estilingão", que mais do que uma ponte é um monumento, custou mais de R$275 milhões.  A conta, paga por todos os que não estão lucrando com isso, inclui a expulsão dos moradores das várias favelas da região (Jd. Edith, Real Parque, Jd. Panorama, Jd. Colombo, Paraisópolis), do povo que realmente construiu todos esses mega-empreendimentos, mas que jamais foram nem serão convidados para nenhuma das inaugurações, e mesmo depois delas, não poderão neles pisar.
 
No dia 10 de maio, enquanto as elites endinheiradas comemorarão a criação de mais um monumento para a São Paulo que vai pra debaixo da ponte, nós, os que não foram convidados para a festa, com criatividade, música, e poesia, vamos denunciar seu verdadeiro significado.
 
              
Concentração: Av. Águas Espraiadas, na entrada do Jd.Edith
Horário: 10:00hs

Continue lendo...

08 maio 2008

SEMANA DA NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA

Na próxima semana organizamos desde A Comunidade a "Semana da Não-Violência Ativa" no Centro Histórico do Mackenzie.

Também encontrarão informação  no site www.acomunidade.org.br.

Por favor, repassem para as suas listas!

Continue lendo...

Vídeo de SILO sobre a Vingança e a Reconciliação

Video de uma conversa com Silo no dia 6 Maio de 2008 sobre vingança e a
reconciliação.

Aqui podem baixar o vídeo coma conversa de SILO com alguns amigos do
movimento,
realizada por ocasião da inauguração do parque italiano.
aquí pueden bajar el vídeo de la charla de Silo con algunos amigos, dada el

O vídeo dura uma hora e quarenta minutos e está em espanhol.

http://www.parcoattigliano.it/uploads/media/Silo6MayoGrotte.wmv

Continue lendo...

07 maio 2008

Vídeo da última conversa com SILO

Aqui segue o link para baixar o vídeo da última charla de SILO, realizada em 05 de maio de 2008 na inauguração do parque Italiano.

http://www.parcoattigliano.it/uploads/media/CharlaSiloParcoAttigliano5Mayo.wmv

Continue lendo...

Fórum humanista Brasileiro 2008

3º Fórum Humanista Brasileiro
"Pela Construção da Não-Violência Ativa"

Já estão abertas as incrições para a formação das Mesas Temáticas para o FHB que acontecerá no mês de agosto em Curitiba!

O que são?

São mesas de trabalho formadas por indivíduos ou membros de organizações, que se reúnem em função de um tema escolhido. As mesas trabalham em 3 momentos: antes, durante e depois do Fórum.

Antes podem ser gerados encontros, reuniões, debates, intercâmbio de materiais, organização de encontros preparatórios, pré-Fóruns temáticos ou qualquer outra iniciativa que o grupo decida promover. Essas experiências são de grande utilidade tanto para os indivíduos como para o grupo, pois promovem o entrosamento da equipe e o amadurecimento do assunto.


Durante o Fórum, esses grupos previamente organizados recebem a grande diversidade de pessoas que se somam ao evento, podendo compartilhar o trabalho que já foi realizado, mas com muita abertura para que os novos participantes se integrem igualmente.

Depois do Fórum, promove-se a continuidade das atividades, ou seja, tudo o que foi debatido, aprendido, ressaltado nos dias de intercâmbio pode se transformar em ações, por meio das mesas organizadas que decidam continuar trabalhando até o Fórum seguinte.

Quais os temas que podem ser propostos?

Qualquer tema pode ser proposto, desde que não tenha cunho violento nem discriminador. As mesas costumam seguir o eixo central do Fórum, que nesse ano será "Pela Construção da Não-Violência Ativa"

Já existem mesas formadas?

Sim, existem mesas que vêm trabalhando de forma continuada desde os fóruns anteriores. Neste caso, basta consultar no site e ver se o tema de interesse já está proposto. Caso contrário, pode-se formar uma nova mesa.

O que é necessário para formar uma nova mesa?

As mesas são formadas a partir de pelo menos três pessoas, sendo necessário pelo menos um responsável por mesa. Podem ser compostas por participantes individuais ou ligados a organizações. O objetivo desse formato é propiciar o intercâmbio de experiências e o surgimento de uma proposta de ação comum entre todos.

Qual a relação entre as mesas e a organização do Fórum?

As mesas têm autonomia para construir o seu formato e método de trabalho. A organização do Fórum sugere que cada mesa comece a trabalhar previamente à data do Fórum, sendo necessário, como primeiro passo, o envio da proposta por escrito constando uma breve explicação do tema escolhido para divulgação. As mesas devem organizar seus próprios circuitos de comunicação, enviando semanalmente um resumo à lista do Fórum para que todos possam acompanhar os avanços das mesmas.

Todas as mesas são abertas e de livre participação, não sendo necessário nenhum pré-requisito para a participação nas mesmas.

Como as mesa serão divulgadas?

Cada mesa fará sua divulgação levando em conta o slogan, a proposta e os objetivos do III FHB. Algumas mesas poderão compartilhar materiais de interesse. Além disso, faremos uma divulgação massiva a partir da equipe promotora contemplado todas as mesas de trabalho, por meio de cartazes, panfletos e site.

APRESENTAÇÃO FINAL

Após o trabalho desenvolvido no Fórum Brasileiro, cada mesa terá um tempo fixado pela equipe promotora para apresentar suas conclusões finais, o qual não poderá ser excedido. Desejamos que estas apresentações se façam em PowerPoint ou em vídeo de 01 a 02 minutos de duração.Todas as conclusões serão arquivadas no site do FHB.

PROPOSTA

O FHB produzirá um documento conjunto a partir das conclusões das mesas temáticas, detectando os reais conflitos e dando um amplo contexto sobre a raiz dos problemas. A partir deste contexto e intercâmbio, serão elaboradas respostas de ações não-violentas em cada área. Estas respostas poderão surgir com diferentes pontos de vista na sua implementação.

Equipe promotora
FHB 2008- Curitiba

.

__,_._,___

Continue lendo...

Design by Humanista ^