20 maio 2008

Carta de Apoio de Noam Chomsky

Dois humanista da República Tcheca inciaram uma greve de fome em protesto à instalação do sistema de mísseis de defesa por parte dos Estados Unidos. Essa manifestação não violenta, tem sensibilizado pessoas no mundo todo. No link a seguir pode-se ler um pouco mais a respeito. Abaixo segue a carta recebida de Noam Chomsky.

http://www.nenasili.cz/es/1105_noam-chomsky-apoya-la-huelga-de-hambre-de-jan-tamas-y-jan-bednar

Gostaria de expressar meu forte apoio e grande admiração para os dois valentes humanista tchecos, Jan Tamas e Jan Bednar, que iniciaram uma greve de fome em protesto aos planos dos EUA de estender o sistema de "mísseis de defesa" na República Tcheca, mesmo sofrendo objeção da maioria da população. Ponho as palavras "mísseis de defesa" entre aspas, porque se sabe através dos analistas de estratégia de todos os bandos, que mesmo com todos os cuidados são armas ofensivas. Nas palavras da principal agencia de investigação afiliada ao Pentágono, a corporação Rand, este não é simplesmente um escudo, senão um facilitador de ação para os EUA. Respaldando o que é de público conhecimento o proeminente analista de estratégias Lawrence Kaplan escreve que "a defesa de mísseis tem a ver com a habilidade dos EUA exercer seu poder no estrangeiro. Não se trata de defesa. Se trata de ofensiva e é exatamente por isso que o precisamos".Também se sabe, pelos analistas dos Eua que se o sistema esta localizado no leste europeu, é potencialmente uma ameaça a força disuasória da Rússia, que reagirá, assim como ja começou a fazer, expandindo sua própria capacidade militar. Este desenvolvimento perfeitamente previsivel incrementaria significativamente a ameaça de uma guerra nuclear terminal. Por essas razões a honrável e valente ação de Jan Tamas e Jan Bednar poderão, espero, alentar a outros a garantir que se realize um referendum e que esses acontecimentos tão ameaçadores sejam finalizados.

N. Chomsky

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^