29 maio 2008

Europa diz não ao "escudo espacial"

  Declaração do Porta-voz Europeu apelando à solidariedade europeia com Jan Tamas e outros ativistas em greve de fome para denunciar à instalação de uma base radar dos EUA na República Checa.  

Jan Tamas (porta-voz do Movimento de Oposição às bases radar) e Jan Bednar com os meios de Comunicação Social em Praga, República Checa.   Tamanho do texto  + A  - A Apresentado como um sistema de defesa contra os possíveis ataques de mísseis iranianos, o projecto dos Estados Unidos NMD – sistema missilístico nacional, conhecido como "escudo espacial", é, na realidade, uma arma ofensiva e aponta à militarização e ao controlo do espaço. Como sustém Noam Chomsky, "a instalação por parte dos Estados Unidos de um sistema de defesa missilístico na Europa Oriental é praticamente uma declaração de guerra, um instrumento para o domínio global".

O projecto está rodeado de mistério com acordos secretos entre os Estados Unidos e diferentes países europeus, deixando de lado a opinião pública e os próprios parlamentos. A Europa não conseguiu dar uma resposta unitária, coerente e não violenta à política agressiva dos Estados Unidos e a sua inércia contribuiu para empurrar a Rússia, que se sente directamente ameaçada pelo projecto norte-americano, para o caminho do rearmamento, recreando uma atmosfera de "guerra fria".

Num momento de crise económica mundial, onde até o custo dos alimentos cresce incrivelmente e se privatiza perigosamente a educação e a saúde, é uma loucura gastar milhões de euros com a guerra e a produção de novas armas. Num momento tão difícil da história mundial, a Europa não deve apoiar nenhuma política que empurre o planeta para a catástrofe: aqui está em jogo a vida de milhões de pessoas. Está em jogo o próprio futuro da humanidade. Não podemos permitir aos nossos políticos que apoiem a absurda intenção dos Estados Unidos de transformar a Europa num teatro de uma possível guerra nuclear.

Justamente nestes dias, a Europa está a assistir com silencioso consenso à ocupação militar que os Estados Unidos estão a fazer na República Checa. Expressamos a nossa solidariedade com o humanista Jan Tamas que, na República Checa, começa uma greve de fome para pedir que seja respeitada a vontade de 70% da população e que o tema da instalação de uma base militar dos Estados Unidos em território checo seja decidido democraticamente através de um referendo.

Pedimos, portanto, a cada Governo e ao Parlamento Europeu que tomem uma posição clara e decidida, negando-se a apoiar o projecto do escudo espacial porque põe em perigo a paz e a coexistência dos nossos povos.

Não queremos novas bases militares de potências estrangeiras no território europeu nem a ampliação das que já existem. Queremos a eliminação de todos os arsenais nucleares.

 
Giorgio Schultze
Porta-voz Europeu do Novo Humanismo




NO RADAR: ONLINE PETITION
www.nenasili.cz

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^