02 outubro 2008

365 dias para o começo da Marcha Mundial em Wellington


 

COMUNICADO À IMPRENSA


2 de outubro de 2008



365 dias para o começo da Marcha Mundial em Wellington

Hoje é o aniversário -1 do início em Wellington (NZ) da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência. No dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi, declarado pelas Nações Unidas com Dia Internacional da Não-Violência, começará o percurso da MM por mais de 90 países até terminar em janeiro de 2010 aos pés do Monte Aconcágua, na Cordilheira dos Andes (Argentina). 

Uma equipe base permanente de 100 pessoas (de distintas nacionalidades e idades) recorrerá durante 90 dias mais de 200 cidades nos cinco continentes. Estão surgindo dezenas de rotas convergentes que se unirão como afluentes à rota principal da marcha.

A idéia da MM foi estudada por um ano, durante o qual se investigou a viabilidade do projeto. Em junho passado, divulgou-se a possibilidade de realizá-la e a decisão de levar adiante a Marcha Mundial em outubro de 2009. Nesses três meses que se passaram, recebemos inúmeras mostras de adesão à MM e duplicou o número de países previstos inicialmente para seu trajeto.

Na MM, podem chegar a confluir milhares ou milhões de pessoas de todos os campos e setores sociais. Mas são principalmente os jovens que estão apoiando o projeto com mais decisão. É surpreendente a grande diversidade ideológica, racial, geracional, religiosa e cultural que está confluindo nesse objetivo comum, de Paz e Não-Violência. Se essa tendência se mantiver, ela pode se transformar em uma manifestação sem precedentes na história.

Dado o momento em que estamos vivendo em nível internacional, não são necessárias muitas explicações sobre as motivações dos organizadores. A necessidade de Paz e Não-Violência é evidente e pode acontecer que, em muito pouco tempo, chegue a se instalar na consciência social da mesma maneira que a consciência ecológica se instalou há poucas décadas. Hoje, é necessário redefinir o conceito de Paz e suas conseqüências e apostar socialmente na não-agressão, na não-beligerância, no diálogo, no acordo e na não-guerra – em suma, na não-violência para a resolução dos conflitos.

O site oficial da Marcha já está recolhendo as primeiras adesões e iniciativas, tanto de pessoas como de organizações, começando a disseminar o espírito desta Marcha organizada pelo Mundo sem Guerras (www.marchamundial.org). Em seu curto trajeto público, a MM já recebeu adesões de mais de 100 organizações e também de personalidades como Desmond Tutu, Federico Mayor Zaragoza, Bruce Gagnon, Maximiliano Guerra, Nurit Peled-Elhanan, Ariel Dorfman, Alejandro Jodorowsky, entre tantos outros.

Neste 2 de outubro, vão se multiplicar as apresentações da MM em mais de 100 cidades dos 5 continentes. Nos próximos meses, serão realizadas pré-lançamentos a marcha por continente: em Milão para a Europa, em Buenos Aires para a América e em Nairóbi para a África. O lançamento oficial será realizado em 15 de novembro, no Simpósio "A ética no conhecimento", em Punta de Vacas, Argentina.

Pedimos aos meios de comunicação a máxima difusão desta proposta, que é necessária e boa para todos.



logo MSGYSV Esp


Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

www.marchamundial.org

 

 






Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^