12 agosto 2008

O que é Wikipolitika?

Wiki Polítika 2.0 é um novo conceito de criação e fiscalização de políticas públicas através de mecanismos interativos da internet, hoje já é possível que toda a população seja consultada permanentemente sobre as novas leis, sobre o orçamento do município, sobre o destino das verbas públicas, sobre questões coletivas, etc.

Propomos uma mudança radical, sairmos da pré-histórica Democracia Representativa (onde tudo é decidido por representantes) para darmos um salto evolutivo na implantação de uma Democracia Direta (onde tudo é decidido diretamente pela população).

Hoje é plenamente possível que todos possam opinar e votar rapidamente nas leis e orçamentos da cidade, do estado, da Nação ou até mesmo de toda a Região Latino-Americana?.

Atualmente podemos rapidamente criar sistemas de votação eletrônica divididos por bairros, cidades e regiões assim como por temas específicos como Educação, Saúdes, Mídia e Comunicação, Cultura, Meio-Ambiente?, etc... para resolvermos coletivamente os conflitos e as questões sociais.

E mesmo que inicialmente ainda não se torne oficial, caso alcance um número massivo de participantes, os sistemas de politica interativa, facilmente acessível para todos via internet e telefones podem ganhar um explosivo peso moral na decisão dos governantes e nos hábitos políticos das pessoas comuns.

Para aqueles que duvidam da viabilidade técnica de projetos assim, basta explicar que os bancos hoje permitem que movimentemos todo nosso dinheiro via internet e celulares, os programas de TV promovem absurdas votações para seus reality shows com participação massiva de boa parte da população, também através da internet e dos telefones.

Assim que a tecnologia já existe e está a nossa disposição, falta vontade política para começarmos a usá-la a favor do povo e não somente dos poderosos.

A partir de Hoje nos manifestaremos continuamente até todos percebam que só teremos futuro enquanto humanidade se obtivermos participação massiva nas questões coletivas e que qualquer representação política nunca responderá cabalmente a todas as necessidades de um povo, que precisa aprender a participar dos processos de decisão.

E você é peça fundamental desta campanha, você pode colaborar muito, mesmo a distância.

COMO AJUDAR?

Espalhando - através da própria internet, espalhando o texto acima para os amigos através das redes como orkut, msn,myspace, hi5, facebook, etc.

Enviando Textos - preparar slogans, textos criativos, poesias e nos enviar para ajudar a divulgar a Wiki Política.

Enviando Imagens - bolar animações, banners, slides, fotomontagens, cartazes html, papéis de parede para micros e para celular para reenviarmos via grupos de e-mails, para deixarmos a disposição aqueles que quiserem subir em seus sites e blogs.

Enviando Audios - gravar narrações em áudios, músicas, jinglles, raps para reproduzirmos via mp3 em toda a net.

Enviando Vídeos - filmar situações engraçadas assim como ações e manifestações lúdica e não-violentas para retransmitirmos de forma viral pelo youtube, videolog, FizTV e outras TVs por internet.

Enviando Blogs - criar para Wiki Politika um blog, um site, uma comunidade no orkut ou em outras redes sociais, e nos enviar o endereço, precisa ter o nome Wiki Politika e estar dividido por bairro, região, cidade ou estado, ou pode ser por foco temático como Saúde, Educação, Cultura, Tecnologia, Transporte, Moradia, Direitos Humanos, Ecologia, Mída e Comunicação, Juventude, etc.

Enviando Aplicativos - programar API´s, plugins e aplicativos opensource para iniciarmos uma difusão viral via redes sociais, e-mails e mensagens SMS. Recomendamos base em PHP e Gnu, com sistemas abertos como Wikimedia e Tikiwiki. Programar aplicativos e jogos para divulgarmos a Wiki Polítika via celulares.

Enviando Ações Diretas - organizar um grupo de amigos para se manifestar realizando alguma ação fora do comum, maluca, de reivindicação ou denúncia, tirando fotos e/ou filmando a ação e reenviar por internet. Recomendamos anexar por escrito ou em áudio os motivos que levaram o grupo a realizar a ação direta.

Enviando Doações - para permitir o autofinanciamento desta campanha, pedimos contribuições somente para pessoas físicas, assim garantimos nossa independência com relação aos poderosos. As doações podem ser feitas em dinheiro, ou em materiais e equipamentos, como Computadores, Câmeras, iluminação, áudio, etc...
SAIBA MAIS:

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^