03 dezembro 2007

DECLARAÇÃO DE LA PAZ - II Fórum Humanista Latino-Americano

DECLARAÇÃO DE LA PAZ
 
II Fórum Humanista Latino - Americano
América Latina Unida sem Guerras e Sem Violência.


Nos dias 23, 24, 25 de Novembro de 2007, se reuniram em La Paz, Bolívia, indivíduos e organizações humanistas com representantes de governos, parlamentos, partidos políticos e diversos movimentos sociais latino - americanos. Trabalhando juntos e agradecemos entrada de todos eles no desenvolvimento deste Forum.

Antes da sua inauguração, que estavam na terra sagrada de Tiwanaku, onde se realizou uma cerimónia em honra dos ancestrais Pachamama e Padre-SOL. Depois nós celebramos juntos uma cerimônia Mensagem Silo. As autoridades locais e os humanistas presentes com seeus porta-vozes tão ilustres estiveram lá.

O Fórum foi aberto pelo Presidente da República da Bolívia, Evo Morales Ayma, e foi transmitido ao vivo na televisão nacional do país anfitrião.

O trabalho será em torno de 18 eixos abrangiendo os seguintes temas, "A Arte e Integração; Mulheres e Integração dos Povos; Movimiento Estudiantil Latin American Conflict, Desarmamento e mundo sem Guerras; Povos Indígenas; Imigrantes ea Integração latino - americana, Strategic Energy; Direitos Humanos, Deficiência e Desenvolvimento; Generation Non Violent Áreas; Saúde, a Educação, Cidade Humana; Savings Alternativas; Media; Espiritualidade e Religiosidad; Sexual Orientation e Gender Identity. Os resultados desses trabalhos serão incluídos no website oficial do Fórum.

Além disso, temos três painéis sobre a "resolução não violenta dos conflitos entre nações históricas", "Só se houver um avanço para todos nós", "Visions para uma América Latina unida, sem guerra e sem violência". Além disso, procedeu à apresentação do livro O Fim da Prehistory, cujo autor é o Porta-voz do Humanismo para a América Latina, Thomas Hirsch.

Paralelamente, dirigiu o Rally da Nova Gerações e reuniões do Centro de Culturas, A Comunidade para o Desenvolvimento Humano e os partidos Humanista da região.

O Fórum expressou apoio explícito para o povo e ao governo boliviano para a significativos processos de transformação em curso no sentido de conseguir uma maior democracia e da justiça social neste país. No final do Fórum, que recebeu com alegria a notícia da aprovação de uma nova Constituição pela Assembleia Constituinte, que ele superar todas as dificuldades encontradas durante este processo.

Declaração de La Paz:  O processo Boliviano é um exemplo para todo o continente e do mundo. O Humanismo Universalista reconhece verdadeira coincidência com os princípios da não discriminação e da não - violência à qual o Governo da Bolívia, na prossecução do seu projeto revolucionário. Bolívia está mostrando um caminho de libertação e mais humana para os nossos povos. O Fórum está empenhada em continuar a espalhar esta valiosa tentativa no mundo.

Apoiamos a proposta do presidente Evo Morales para incluir a renúncia da guerra como um artigo da Constituição em todos os países da região. Esse gesto, conjugada com a sua tentativa de recuperar a dignidade do povo boliviano, através de uma metodologia de ação não - violenta, que qualificam - se para o Prêmio Nobel da Paz.

Na América Latina, estão a surgir projectos sócio - políticas que priorizam o bem - estar dos seus povos acima da ditadura dos requisitos macroeconómica. A este respeito, a valorização dos recursos naturais e de energia e aos serviços básicos de água, eletricidade e comunicações é exactamente neste sentido. O ICSID retirada pelo governo da Bolívia é uma medida que contribui para avançar no sentido de uma melhoria nas condições de vida das suas populações e para a implementação de uma decisão tomada por outros países latino - americanos.

O histórico a resolução de conflitos eo desarmamento progressivo e proporcional entre os países da região são questões fundamentais para a integração latino - americana. Guerras não são a iniciativa do povo, mas os interesses económicos que explorá - los. Bolivia's aspiração por uma saída soberana para o mar é um dos emblemáticos os conflitos na região e ao Fórum continuará a trabalhar empenhadamente para levar esse país a atingir esse objectivo histórico.

Quanto à questão ambiental, o Fórum acredita que é necessário construir uma lei regional para parar a predação de capitalismo selvagem. Recursos naturais e energia são a base material da sobrevivência das populações e garantir o seu futuro, não podem, portanto, ser deixado à ambição inmediatista de lucro. No mesmo sentido, vamos estudar a possibilidade de organizar um fórum internacional sobre o aquecimento global e a responsabilidade directa de capitais especulativos neste alarmante fenómeno mundial.

A formação de assembléias constituintes por Bolívia, Equador e Venezuela, para substituir obsoletos e antidemocrático constituições é um caminho a ser seguido por outros países da região. Ela adere à tentativa por parte destes países para a construção de uma nova ordem institucional alcançar consenso democraticamente, através deste processo legislativo, a maioria social e sem exclusões.

Amigos e amigos: este fórum significou um grande avanço no diálogo, a complementaridade ea parceria entre os povos da nossa região. Convocamos para o III Fórum Humanista Latino - Americana, que se realizará no próximo ano, em Buenos Aires (Argentina) a todos os indivíduos, organizações sociais, políticas, culturais e governos que queiram trabalhar no sentido de reforçar a integração da América Latina, sob a bandeira da paz, da soberania e Liberdade de todos os habitantes de nossa região.
Mais informações, vídeos e fotos no website - http://www.forohumanistalatinoamericano.org/port/

Para todos, paz, a Força e Alegria

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^