06 outubro 2007

Palavras de Tomás Hirsch no Dia da Não Violência

 

Día da Não Violência
Palavras de Tomás Hirsch , portavoz Latinoamericano do Humanismo
 Santiago do Chile, dia  2 de Outubro 2007


Estamos aqui para celebrar este primeiro Dia Internacional da Não Violência, decretado pelas Nações Unidas coincidindo com o nascimento de Mahatma Ghandi.

Porém, ainda que hoje celebremos, não podemos deixar de levantar a voz para denunciar a violência generalizada em nosso país, em nosso continente e no nosso planeta inteiro.

Não podemos deixar de levantar a voz pelos milhões que hoje não tem nada para comemorar. Pelos que sofrem a repressão e a violação dos seus mais elementares direitos humanos. Levantemos a voz pelos que hoje  se levantaram sem saber se conseguiriam algo para comer.

Denunciemos aos que, tendo todas as ferramentas e possibilidades para superar a dor e o sofrimento, não fazem nada, e pelo contrário, aumentam a dor de milhares de pessoas.

Deixemos de lado por hoje nosso próprio nome e apelido e digamos:

Sou mulher e sofro violência no trabalho, violência familiar, discriminação e abuso sexual.
Sou jovem e me discriminam por sê-lo. Me olham com suspeita. Não me deixam estudar a menos que eu pague e se protesto me reprimem com violência. Se consigo um trabalho, me pagam como um escravo.
Sou aposentado e sofro violência quando recebo minha aposentadoria miserável depois de eu ter entregue o melhor de mim à sociedade.
Sou trabalhador e vivo explorado e humilhado. Não tenho verdadeiros direitos trabalhistas. Ao invés de salário recebo migalhas.
Sou Peruano, sou Boliviano imigrante e me discriminam de dia e de noite. Não me dão trabalho e me acusam injustamente.
Sou Mapuche; roubam minhas terras e entregam às multinacionais. A polícia me reprime e me prende quando luto pelos meus direitos.
Sou empregada doméstica e me exploram mais de 12 horas por dia, me pagam menos que a todos e me despedem quando querem.
Sou muçulmano e me prejulgam dizendo ao mundo todo que sou assassino, malvado e perigoso.
Sou homosexual e me desqualificam pela minha opção afetiva como se fosse pecado amar e ser amado.
Sou desempregado. O sistema me castiga duplamente. Não encontro trabalho e não tenho como dar saúde e educação à minha família.

Cada um de nós somos jovens, mulheres, desempregados e aposentados, somos mapuches, muçulmanos, homosexuais, idosos, peruanos e bolivianos, somos trabalhadores, somos criança de rua.

A violência não é somente física. É econômica, racial, psicológica, sexual, educacional, generacional, étnica e religiosa.

Ninguém pode escapar da violência desenfreada que converte os seres humanos em objetos descartáveis.

Se hoje celebramos o Dia da Não Violência, é sobretudo para denunciar este mundo enlouquecido de violência.

E se hoje nos reunimos nesta praça é sobretudo para comprometer-nos com a Ação Não Violenta. A não violencia é a arma mais poderosa para transformar este sistema. A não violencia é muito mais que simples pacifismo. É denunciar aos violentos, é desobediência civil frente à violência. É organização social, é mobilização. Porém é também tranformação pessoal. Porque essa violência que está fora, também está dentro de nós. A Não violência é então rebeldia profunda que se converte em ação de transformação pessoal e social.

Hoje quando celebramos o Dia da Não Violência:

-Recordamos a luta de Gandhi, que liberou a Índia do colonialismo e nos mostrou um caminho que hoje nos inspira.
- Recordamos a Martin Luther King que levantou a voz dos discriminados e perseguidos e nos deu de presente o sonho por um mundo melhor.
-Nos comovemos com a mensagem de Silo e nos somamos com decisão a sua luta Não Violenta que hoje se espalha em todo o mundo.

E nos alegra o espírito escutar e observar as novas gerações que começam a levantar a voz por um novo tipo de mundo. Hoje esta praça acolhe sobretudo aos jovens que nos mostram o camino do mundo que se anuncia.

Nós, que estamos comprometidos em dar o melhor para que no futuro não se tenha que celebrar o Día da Não Violência porque ese será o estado normal dos 365 dias do ano.

Para todos, Paz, Força e Alegria.
.

__,_._,___

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^