13 março 2009

O que é um Comitê Promotor da Marcha Mundial?

Os comitês da Marcha Mundial são grupos de pessoas organizadas que querem participar ativamente da Campanha pela Paz e Não-violência. São formados por pessoas, organizações, personalidades e comunidades, apontando a uma grande diversidade e respeitando crenças, formas, idade e gêneros.

Todos podem formar um comitê da Marcha Mundial. Para isso, basta se juntar aos mais próximos para conseguir um espaço físico que possa sediar as atividades localmente. Os espaços de funcionamento podem ser em escolas, universidades, locais de trabalho, conjuntos comerciais, bairros e em organizações políticas, sociais e culturais.

Cada comitê da Marcha Mundial funciona como uma referência de ativismo e como um espaço aberto a todos os interessados. Um lugar onde as pessoas que quiserem participar mais ativamente da Marcha Mundial poderão pegar materiais, participar de encontros, elaborar projetos, e articular outras propostas.

Um comitê da Marcha Mundial ativo se faz presente e existe porque as pessoas a sua volta tem referência no espaço, ou seja, ele não apenas sedia, mas também irradia a paz e da não-violência, e suas ações buscam um alcance cada vez maior, contando, inclusive, com os meios de comunicações locais.

Os comitês da Marcha Mundial tem liberdade para criar e desenvolver diversas atividades que interessem ao grupo e à região onde se localiza, mas também estão sintonizados e apóiam as ações da equipe promotora internacional - que orienta a Marcha no âmbito global - e seguem os lineamentos e a direção geral da campanha e seu documento de fundação.

É importante que todos os comitês estejam sintonizados com os temas centrais da Marcha Mundial, que são:

- Conseguir o desmantelamento dos arsenais nucleares;
- Persuadir os governos a renunciar às guerras como meio para resolver conflitos;
- A redução progressiva e proporcional de armamentos;
- A assinatura de tratados de não-agressão entre países.

A Marcha Mundial é internacional porque hoje vivemos em um período histórico em que o mundo está intercomunicado, e qualquer ação em um ponto chega a todo o mundo. Por isso, os comitês da Marcha se estruturam como uma grande teia, integrados e sintonizados com as propostas essenciais da MM para que a sua mensagem seja tão potente que possa ser ouvida pelos governos. E que esses façam as mudanças necessárias para que tenhamos uma chance verdadeira de Paz, expressa em ações, não apenas em desejos.

Para participar virtualmente, basta registrar-se em www.marchamundial.net e clicar em ->> CONVIDE para enviar uma mensagem instantânea pra todos seus amigos do orkut, msn, yahoo, gmail, etc. Não leva mais do que 15 seg. é será uma ajuda bem rápida para divulgar a Marcha Mundial pela Paz e Não-violência.

seja o primeiro a comentar!

Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.

Design by Humanista ^