Participantes: 36 assistentes de 28 (31) paises e 4 funções.
Paises: Holanda/ Paraguay/ Brasil/ Venezuela/ Australia/ EEUU/ Italia/ Costa Rica/ Chile/ Luxemburgo/ Argentina/ El Salvador/ Palestina/ Rusia/ Dinamarca/ Peru/ Grecia / Alemania/ Belgica/ Mauritania/ Colombia/ Guatemala/ UK/ Francia/ España/ Bolivia/ Hungria/ Portugal/ (Não puderam conectar Canada/ Equador/Senegal)
Funções: Web/ Rel. Int./ Coordenação/ Conexões
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
Lançamento oficial e pre-lançamentos ou avanços da MM.
Já podemos falar abertamente da MM em qualquer lugar, evento, também em meios de comunicação sem limitações. A única ciosa que temos que considerar é que teríamos que falar de pre-lançamentos ou de avanços da MM em todos os atos prévios ao 15 de novembro. Ali, no Simposio de 14-15 de novembro é onde se realizará o Lançamento Oficial da MM. Depois dessa dasta se poderá fazer todos os "lançamentos oficiais" por cidade ou país que se considerem adequados.
Assim que em todos os actos de 2 de outubro são pre-lançamentos e não lançamentos oficiais da MM. Igual caso dos pre-lançamentos nos Foruns de Milão e Buenos Aires.
-
Atividades em torno ao 2 de Outubro -1 Aniversario da MM
Em muitos países e cidades há atividades programadas para esse día. Em outros há adiamentos, como por exemplo países árabes pela celebração do Ramadán. Na web da MM vamos colocar informação dessas atividades.
Se subirão as fotos de todo evento que se realize até o dia 6.
Para isso há que fazer duas coisas:
-
No endereço
http://www.marchamundial.org/es/iniciativas/enviar-evento-2-de-octubre
Preencher o formulario indicando uma breve descrição da atividade, também convem deixar o link en Picassa, Flickr, YouTube para ver todo o álbum de fotos ou videos.
-
Eleger as 2 ou 3 fotos que se considerem melhores e envia-la por e-mail normal a: 2deoctubre@marchamundial.org
Para que a web esteja atualizada o mais rápido possivel sobre as atividades que se realizam se necesitará um trabalho durante 24 horas ou mais, por isso se necessitam voluntarios que ajudem a equipe da web nesta tarefa.
Esta informação será recibida até 06/10. Com tuda informação se elaborará um comunicado de imprensa e um informe.
-
Equipo promotora e responsaveis por país.
A organização de uma equipe promotora em cada país é importante e necessaria para a coordinação e desenvolvimento da marcha. Em alguns países essa equipe está formada ou em processo de formação e em outros se aspira a conforma-la a partir do 2 de outubro. H[á paises onde ja esta formado por diferentes organizações e ha paises como enm Argentina por exemplo onde esta formado por 70 pessoas.
Neste último mes tem aumentado o número de países e de responsaveis que se somam a marcha. Aspiramos que isso siga aumentando.
É necessario e muito importante reforçar os circuitos de informação de todos os que conformam a equipe promotora em cada país e/ou cidade. Toda a informação que circule através da EP Mundial, incluindo as atas destas reuniões, deve circular abertamente para as equipes de cada país e pedir que também circulem pelas listas do Movimento, de A Mensagem, etc. A informação deve circular amplamente, que se saiba o que estamos fazendo.
-
Ruta Troncal e rotas Convergentes
Vamos realizar uma nova atualização de rotas em 30 de Outubro com novo mapa.
As rotas convergentes e todas as atividades ao redor são tão importantes como a rota troncal. Vamos tratar de que em cada rota convergente pelo menos uma pessoa ou equipe da rota troncal esteja presente na partida e faça o percurso dessa rota. A intenção é apoiar e reforçar essas rotas convergentes desde sua saída, porque isso marcará a condição do que será seu percurso: intentando conseguir a maior cobertura de meios de comunicação, de apoio de notaveis e de gente que se some.
Ha que definir responsaveis das rotas convergentes por país, e se sobrepassa um país, para todo o percurso, de maneira a poder coordenar as atividades de passagem da MM. Se dão casos de varias convergentes em um mesmo país como é o caso no Brasil.
Se necessitarão conhecer muitas coisas antes da chegada dos que viajam: temas de alojamentos e comidas, vistos, problemas fronteiriços de outros tipo. Se podem apresentar imprevistos que ha que solucionar as vezes em um so día porque esse é o tempo previsto de estadia nessa cidade. Por ex. Equipamentos danificados que ha que reparar, problemas de saude de algum membro, chegada de mais membros da equipe do que a principio se havía previsto e ha que atende-los, etc. etc.. O bem, que no lugar de chegada se concentre mais gente da que se havía previsto. Vamos ter que contar con que se possam apresentar situações que não dependam de nós, não sabemos como será a situação política de um país daquí a um ano, qualquer atraso em uma fronteira cria problemas a todo o conjunto. Desconhecemos situações muito particulares do percurso que com pessoas responsaveis autóctones poderíamos prever de antemão.
Necessitamos um grande nivel de organização para resolver e dar respostas rápidamente. Vamos pedir também as pessoas que coordenam a marcha nos países que façam previamente o percurso físicamente, talvez não na Europa, onde há bastante conhecimento e é fácil viajar, mas sim na África, América Latina ou Russia.
Por isso, tudo o que possamos ir adiantando nesta materia é importante como por exemplo alojamentos gratuitos como o oferecido em El Salvador para 500 pessoas, ou em Trujillo-Perú (200 em hotel, e os que se precisem para os "peregrinos"), também tem oferecido comidas para varias centenas em Málaga-Espanha, ou universidades que abrem suas portas como em Xela-Guatemala, etc. Outros apoian com transporte.
Se estas coisas sabemos com antecipação podemos anuncia-las e as pessoas mais jovens, que em geral tem problemas de recursos, pode animar-se e unir-se em grande número a marcha. Está havendo muito boa resposta dos prefeitos e administrações locais. Pode haver muito boa resposta das cidades e povoados próximos as grandes cidades. Apontamos a poder alojar a milhares de pessoas que se desloquem.
Também é importante ir adiantando todos estes contatos porque muitos destes oferecimentos podem ser a nivel governamental e é necessario que os contemplem em seus orçamentos anuais.
Se podemos conseguir alojamento e comida, a participação dos jóvens pode disparar.
-
Datas de persurso da Rota Troncal
As datas da MM são:
-
2/10 Wellington.
-
3/10 Sidney
-
4/10 Hasta -27/10 (India, China, Japón, Filipinas, Pakistán, Corea Sur, Rusia)
-
27/10 hasta 1/11 (Helsinki, Estocolmo, Copenhague, Berlín, Praga)
-
1-2/10 Praga
-
3-7/11 (Budapest, Bruselas, Estrasburgo?, Ámsterdam)
-
7-8/11 Paris
-
9/11 Ginebra
-
9/11 Milán
-
10/Florencia- Attigliano
-
11/11 Roma
-
12/11 viaje Roma -Barcelona
-
13/11Barcelona
-
14/11-Madrid-Toledo
-
15/11 Málaga
-
16/11 Tánger
-
16-29/11 Marruecos-Mauritania-Senegal.
-
30/11 chegada a N York.
-
30/11-6/12 América del Norte-Mexico
-
6-15/12 Guatemala-Panamá (Centroamérica)
-
Del 16 al 30 de dezembro: Colombia-Ecuador-Perú-Bolivia-Chile
-
2- enero P.deV. - Argentina
-
Adesões a MM
Até agora tem aderido a MM 664 pessoas. Umas 70 notáveis dos quais uns 30 com certo nivel internacional e umas 100 organizações.
Destacamos a adesão numero 245. Se comentou que a adesão de N. foi iniciativa sua e ele mesmo o fez através da web.
Com a Web em ingles o número seguramente vai subir muito.
Necessitamos convidar a aderir a MM entre os nossos também. Se pensam fazer operativos de para aderir as pessoas na rua com um documento em papel ou com um computador diretamente on line.
A busca de adesões de notaveis vai continuar todo mes de Outubro e Novembro.
Sería bom também se alguem pudesse desenhar uma mensagem de convitepara aderir, que se possa mandar massivamente pelas listas a todo o mundo, com um botão, que ao pressiona-lo se vá diretamente a web.
Também em alguns países ha mais adesões que todavia não se puderam subir a Web. Então tem que habver gente também nos distintos países que suba esta informação.
Quanto a adesão de políticos se disse que em realidade se ha contatos se pode seguir adiante, mas sempre tendo em conta que a adesão tem que servir a marcha para dar-lhe um perfil de diversidade. As vezes ha que pensar tambem quando é conveniente publicar uma adesão, como por exemplo de Evo. Quiçá é mais adequado estudar qual é o momento mais adequado e de que maneira, nos interessa fazer públicas essas adesões para conseguir o maior impacto midiático.
É importante também pedir-lhes ajuda aos que ja tem aderido para que nos conectem com outras personalidades.
Conseguir adesões de gente famosa não é muito complicado é mais bem uma questão de ter claro. Quem conseguiu a de Galeano por exemplo buscava na Internet e ao final pediu a editora de Galeano para redirecionar o mail e Galeano respondeu.
Se mantem a sugestão feita na reunião anterior no que diz respeito ao sentido de oportunidade das adesões de certas personalidades ou em situações de polarização em alguns países onde a publicação de uma adesão podería ocasionar o rechaço de outros.
Se continua com la campanha de adesões até a data de lançamento mundial da marcha día 15 de novembro em PDV. É necessario aumentar o número de adesões em geral, realizar operativos para convidar as pessoas para aderir na web.
-
WEB da MM
Os assistentes felicitaram a equipe da web pelo excelente trabalho realizado. Ja se tem a web em ingles. Se está agilizando a equipe de traduções ja que isto tem limitado em alguns países alentar as adesões porque as pessoas não entendem de que se trata.
A respeito de outras traduções: estão avançadas as traduções ao português, alemão e francês, italiano e aimara, em processo grego, árabe, húngaro e russo.
A equipe da web solicita colaboração de pessoas que manejem o programa Joomla e Joomfish para poder ir subindo as traduções.
-
Boletím da MM
Desde MSG internacional se irá editar um Boletín que recolherá informação sobre a MM. Nele se irão atualizando os dados gerais da MM; as adesões de organizações, personalidades. Também se darão a conhecer iniciativas, noticias, comunicados, patrocinadores, etc.
A principio, sua publicação será mensal, em diversos formatos, eletrônico e em pdf para rápida circulação em espanhol-castelhano. Não está ainda resolvido o tema de outros idiomas. O primeiro sairá a semana proxima.
-
Equipo Base da MM
A Equipe Base da marcha que realizará a rota troncal deverá estar conformada em janeiro de 2009. Para isso estamos recebendo propostas dos interessados. Ja estão anotados uns 40. Os interessados devem viajar em trechos de pelo menos 30 dias. Podem ja escrever a Rafael de la Rubia. Fecharemos a inscrição em 1 de dezembro de 2008. O mês de dezembro será de estudo das propostas. Em janeiro se publicará uma primeira lista de membros da Equipe Base.
Não temos limitação de número de pessoas da Equipe Base. Não é necessario fazer grande campanha para participar nesta equipe porque seguramente vai haver suficientes interessados. O que sim interessaría é que houvesse ao menos um participante por país.
Ha varios trabalhando no tema da Equipe Base e em breve haverá noticias aos inscritos.
-
Calendario de funções
1 de outubro Web em ingles
2 de outubro Boletím nº1 com informação da MM
30 de outubro recepção de rotas convergentes para novo mapa da Rota da MM.
Até 15 de novembro Campanha de Adesões de Notáveis.
1 de dezembro data límite de recepção de inscrições à equipe base da MM.
30 janeiro primeiro avanço da Equipe Base
-
Calendario geral da MM
2 de Outubro 2008 - Atos e eventos comemorativos: "-1 Aniversario da Marcha Mundial pela Paz e a Não-violencia".
17 outubro 2008 - Milán (Italia) Avanzo para Europa da "Marcha Mundial pela Paz e a Não-violencia".
19 outubro Milán: 10.00 h Reunião MM África/Asia. 12.00 h Reunião MM Europa
6 Novembro 2008 - Buenos Aires (Argentina) - Avanzo para América Latina da "Marcha Mundial pela Paz a Não-violencia". Reunião da Equipo Promotora Internacional MM.
15 Novembro 2008 - Punta de Vacas (Argentina) Lançamento oficial da "Marcha Mundial pela Paz a Não-violencia "
26 Novembro 2008 - Nairobi (Kenia) Lançamento oficial para África da "Marcha Mundial pela Paz a Não-violencia "
15 Novembro a 15 dezembro 2008 - Apresentações oficiais nas cidades por onde passará a "Marcha Mundial pela Paz a Não-violencia "
seja o primeiro a comentar!
Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.