Não-violência – 40 anos da morte de Luther King serão lembrados em evento na Câmara Municipal de São Paulo
Consulados, representantes de religiões e do movimento negro participarão da homenagem
Em 04 de abril de 1968 era assassinado o líder negro norte-americano Martin Luther King Jr, que pregava a não-violência como metodologia de ação. Mais atual do que nunca, difundir esses ideais é uma tarefa urgente num mundo assolado pela violência, guerras e desrespeito aos direitos não só dos cidadãos negros como de uma série de maiorias e minorias discriminadas.
Foi com base nesse cenário que o Movimento Humanista e o Movimento Brasil Afirmativo decidiram realizar essa homenagem. "A violência hoje é generalizada: a juventude negra sofre diariamente, nas famílias a situação é gravíssima, isso sem falar nas constantes guerras e ameaças de guerras e na violência urbana que cresce em todos os grandes centros urbanos do mundo, devido à desigualdade social e à discriminação", opina a humanista Fernanda Mendes, uma das organizadoras do evento. O mandato da vereadora negra Claudete Alves (PT/SP) acolheu a iniciativa.
Participarão do evento representantes de diversas religiões, que remeterão às raízes não-violentas de suas respectivas religiões, e do consulado americano, que aceitou prontamente o convite para falar da importância de Luther King na história dos Estados Unidos e do mundo, mostrando que aquele país também é capaz de produzir manifestações a favor da paz. O professor Eduardo de Oliveira, intelectual e histórico militante do movimento negro brasileiro, também falará sobre a vida do líder norte-americano. Em 1968, ele recebeu uma carta de Luther King parabenizando sua luta pelos direitos dos negros brasileiros.
Sobre a Não-violência:
O conceito de Não-violência foi criado por Gandhi, que protagonizou a independência da Índia do domínio inglês sem o uso de armas ou qualquer tipo de violência contra seus opressores. Atualmente, foi incorporado pelo pensador latino-americano Mário Luis Rodrigues Cobos, conhecido como Silo, cujas idéias são seguidas por milhares de ativistas em todo o mundo.
Programação:
19 hs – Boas vindas:
- Movimento Humanista
- Movimento Brasil Afirmativo
- Mandato Claudete Alves (PT/SP)
19:15 hs – As raízes não-violentas das religiões:
Católica – Padre Enes – Instituto do Negro Padre Batista
Matriz afro – Tata Katuvanjesi - Nganga diama Inzo Ia Tumbansi
Evangélica – Pastora Daniela Zeidan – Mov. Negro Evangélico
Islâmica – Malma - presidente do Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Islâmico
Judaica – Centro da Cultura Judaica
19:45 hs – Vídeo sobre a história da Não-violência
20:00 hs – Apresentação sobre dois líderes da não-violência – Gandhi e Silo - Beatriz Aguirre – A Mensagem de Silo
20:15 hs – O legado de Luther King – Consulado Americano
20:30 hs – Luther King e o Brasil – Prof. Eduardo de Oliveira – presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro
20:45 hs – Hino da Negritude
21:00 hs – Encerramento
Local:
Câmara Municipal de São Paulo
Auditório Sérgio Vieira de Melo – 1º subsolo
Viaduto Jacareí, 100 – Centro – São Paulo – SP
Informações:
11 3442 2438 - Fernanda
seja o primeiro a comentar!
Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.