3º Fórum Humanista Brasileiro "Pela Construção da Não-Violência Ativa"
São mesas de trabalho formadas por indivíduos ou membros de organizações, que se reúnem em função de um tema escolhido. As mesas trabalham em 3 momentos: antes, durante e depois do Fórum. Antes podem ser gerados encontros, reuniões, debates, intercâmbio de materiais, organização de encontros preparatórios, pré-Fóruns temáticos ou qualquer outra iniciativa que o grupo decida promover. Essas experiências são de grande utilidade tanto para os indivíduos como para o grupo, pois promovem o entrosamento da equipe e o amadurecimento do assunto. Durante o Fórum, esses grupos previamente organizados recebem a grande diversidade de pessoas que se somam ao evento, podendo compartilhar o trabalho que já foi realizado, mas com muita abertura para que os novos participantes se integrem igualmente. Depois do Fórum, promove-se a continuidade das atividades, ou seja, tudo o que foi debatido, aprendido, ressaltado nos dias de intercâmbio pode se transformar em ações, por meio das mesas organizadas que decidam continuar trabalhando até o Fórum seguinte.
Qualquer tema pode ser proposto, desde que não tenha cunho violento nem discriminador. As mesas costumam seguir o eixo central do Fórum, que nesse ano será "Pela Construção da Não-Violência Ativa"
Sim, existem mesas que vêm trabalhando de forma continuada desde os fóruns anteriores. Neste caso, basta consultar no site e ver se o tema de interesse já está proposto. Caso contrário, pode-se formar uma nova mesa.
As mesas são formadas a partir de pelo menos três pessoas, sendo necessário pelo menos um responsável por mesa. Podem ser compostas por participantes individuais ou ligados a organizações. O objetivo desse formato é propiciar o intercâmbio de experiências e o surgimento de uma proposta de ação comum entre todos.
As mesas têm autonomia para construir o seu formato e método de trabalho. A organização do Fórum sugere que cada mesa comece a trabalhar previamente à data do Fórum, sendo necessário, como primeiro passo, o envio da proposta por escrito constando uma breve explicação do tema escolhido para divulgação. As mesas devem organizar seus próprios circuitos de comunicação, enviando semanalmente um resumo à lista do Fórum para que todos possam acompanhar os avanços das mesmas. Todas as mesas são abertas e de livre participação, não sendo necessário nenhum pré-requisito para a participação nas mesmas.
Cada mesa fará sua divulgação levando em conta o slogan, a proposta e os objetivos do III FHB. Algumas mesas poderão compartilhar materiais de interesse. Além disso, faremos uma divulgação massiva a partir da equipe promotora contemplado todas as mesas de trabalho, por meio de cartazes, panfletos e site.
Equipe promotora FHB 2008- Curitiba |
.
__,_._,___
seja o primeiro a comentar!
Gostou do MRNV? Então cadastre-se para receber manifestações por Email ou RSS. Não gostou? Entre em contato e sugira uma pauta.